Anitta e Taylor Swift estão com os dias contados no TikTok. Entenda a treta!

Por - 31/01/2024 - 09:37

Taylor Swift no palco e Anitta posadaTaylor Swift e Anitta fazem parte do catálogo musical da Universal Music - Foto: Reprodução/ Instagram

Nesta quarta-feira, 31 de janeiro, vence o contrato entre a Universal Music e o TikTok. No dia anterior, a gravadora avisou que iria retirar as suas músicas da plataforma de vídeos.  Anitta, Taylor Swift e The Weeknd, por exemplo, são alguns dos artistas do portfólio da Universal. Se isso ocorrer, as músicas deles sairão do App.

..

Isso porque foi detectada uma falha nas negociações com a plataforma de vídeos sobre questões como a remuneração de artistas e compositores que fazem parte do casting.

Em carta aberta, a Universal Musicc acusou o TikTok de “tentar construir um negócio baseado na música sem pagar um valor justo”.

“Há três questões críticas: compensação adequada para os artistas, proteção contra os “efeitos nocivos” da inteligência artificial e segurança on-line para os usuários”, destaca o documento.

Segundo a gravadora, o TikTik teria feito a remoção da música de alguns dos artistas menos conhecidos da gravadora, mas mantendo as “estrelas globais que impulsionam o público”.

O que aconteceu com a gravadora e a plataforma de vídeos

Antes do vencimento do contrato, ambos discutiram os termos de um novo acordo. No entanto, à medida que as negociações avançavam, a Universal disse que o TikTok tentou intimidar.

“As táticas do TikTok são óbvias: usar o poder da sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis e tentar intimidar-nos para aceitarmos um mau acordo que subvaloriza a música e engana artistas e compositores, bem como os seus fãs”, disse a Universal.

  • Segundo a gravadora, os responsáveis pela plataforma queriam que aceitassem um acordo por um valor menor do que o anterior:
  • Esse valor estaria “longe do valor justo de mercado e não refletindo seu crescimento exponencial”;
  • As principais empresas musicais recebem pagamentos de royalties de plataformas de streaming e de mídia social;
  • No entanto, a Universal disse que a TikTok propôs pagar “uma taxa que é uma fração do que as principais plataformas sociais semelhantes pagam”.

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino