Ator que faz o personal de Lady Kate ganha mais espaço no Zorra Total
Por Redação - 18/06/12 às 18:15
Caike Luna ganhou fama no papel do esfuziante Cleitom, personal stylist de Lady Kate, no humorístico Zorra Total. Com o sucesso do quadro, o ator encontrou espaço para criar novos personagens, como a Índia Tapioca e Maria Ventânia (paródia da cantora Maria Bethânia), ampliando sua presença na telinha da Globo nas noites de sábado.
Em conversa com O Fuxico, Caike falou sobre sua trajetória do teatro à tevê, sua expectativa de voltar a trabalhar em um musical e sobre sua rotina como ator e roteirista contratado da Rede Globo.
"Sempre estou propondo novos personagens para mim e meus colegas, já que também escrevo para o programa, mas se eles vão ou não para o ar dependerá da necessidade do público de ver coisas novas", revelou.
Confira!
O Fuxico: Você começou no teatro e ganhou projeção em musicais. Teve dificuldades de adaptação no trabalho para a TV?
Caike Luna: O teatro serviu como base para todo o meu trabalho de artista nas artes cênicas. Sou ator, diretor, figurinista, maquilador, aderecista e dramaturgo. Aprendi tudo que sei, atrás das cortinas, nas coxias, ou no palco, ouvindo, observando ou assistindo grandes profissionais da área. Minha única dificuldade com a televisão foi ter entrado para substituir um ator amado pelo público e um personagem de grande sucesso, mas estava cercado por excelentes profissionais, e por fim deu tudo certo. Minha sorte é sempre estar aparado por gente muito boa.
OF: Você foi premiado por performances no teatro. Esse reconhecimento foi decisivo para receber convite para trabalhar num humorístico da Globo?
CL: Não. Quando fui fazer o teste para entrar no Zorra Total a única pessoa que me conhecia era a Katiúscia, minha amiga particular. Embora alguns produtores de elenco da Rede Globo já conhecessem minha performance no teatro, o convite para trabalhar no humorístico veio do próprio Maurício Sherman após me testar, pois nunca tinha me visto trabalhando.
OF: Especificamente, como é sua situação contratual com a Rede Globo? Que personagens ou participações são feitas ou estão previstas?
CL: Sou contratado como ator e autor/roteirista do programa Zorra Total. Ali faço três personagens. Cleitom, personal stylist da Lady Kate, Maria Ventânia, homenagem a musa da MPB e a India Tapioca, pupila da Lady Kate. Sempre estou propondo novos personagens para mim e meus colegas, já que também escrevo para o programa, mas se eles vão ou não para o ar dependerá da necessidade do público de ver coisas novas.
OF: Quanto à teledramaturgia, você é noveleiro? Quais autores preferidos? Sua autoavaliação é que seu talento funciona mais na comédia ou no drama?
CL: Sim, adoro novelas, vejo desde criança. Meus preferidos são Gilberto Braga e Aguinaldo Silva desde Vale Tudo, junto com Leonor Basséres, já falecida. Também adoro as novelas de Ivani Ribeiro, Janete Clair e Dias Gomes. Meu talento, na minha avaliação, ficou conhecido na comédia, mas tenho muito sangue correndo na veia para o que der e vier.
OF: Você ficou famoso com o público do Zorra com o personagem Cleitom. Como foi a composição desse papel? Se inspirou em quem? Como é a sintonia com a Katiuscia (Lady Kate)?
CL: O Cleitom é um tipo que eu já tinha usado no teatro algumas vezes. Ele já foi um vampiro patriarca riquissimo e um professor de piano na sátira que escrevi para "O que terá acontecido a Baby Jane". O Cleitom está todo fundamentado na voz de "batata" entalada na garganta, inevitavelmente tem muito Chico Anysio e Tom Cavalcanti no meu humor, mas não foi inspirado em ninguém especificamente. Minha sintonia com Katiuscia é de melhores amigos.
OF: Há algum projeto a curtíssimo prazo em sua agenda?
CL: Estou viajando com um espetáculo de humor chamado Quaquaraquaqua. Estamos nessa peça eu e meu amigo Marcio Meneghell que entrou agora para o Zorra. Fora esse espetáculo estou ensaiando "Baby Jane e a máquina de Coca-Cola", texto de Jô Bilac e Renata Mizrahi, direção de Diego Molina. Fui convidado para um musical, mas como ainda não me ligaram para fechar os detalhes, fica o segredo… (risos)
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.