BBB22: Especialista dá dicas para participantes faturarem alto no reality

Por - 13/01/22 às 14:14

Especialista dá dicas de como faturar alto com o BBBReprodução/Instagram @juliette @gildovigor

Enquanto confinados no “Big Brother Brasil 21”, Juliette Freire e Gil do Vigor cativaram o público de casa, e assim que deixaram o programa viram as cifras de suas contas bancárias se multiplicarem ao se tornarem garotos-propagandas de dezenas de produtos e serviços pelo país.

Com a proximidade da estreia de uma nova edição do programa, no dia 17 de janeiro, Rafael Arty, sócio e diretor comercial da Squid, empresa de tecnologia especializada em marketing de influência, contou ao OFuxico como os novos participantes podem faturar alto com o reality.

O especialista estimou, ainda, o quão grande pode ser o retorno financeiro de um anônimo depois de sair da atração como o “BBB” e revelou também qual seria a postura mais adequada do participante para chamar a atenção de marcas em potencial. Confira!

OFuxico: É possível dizer que ter um produto/serviço dentro de um programa como o “Big Brother Brasil” é um dos grandes sonhos de qualquer empresário? Se sim, porquê?
Rafael Arty: “É possível sim, o BBB é uma grande vitrine para as marcas venderem seus produtos, serviços, lançamentos e ainda criar mais proximidade com o consumidor. Nas últimas edições, o programa vem batendo recorde de anunciantes, isso mostra que com toda a visibilidade do reality, as marcas cada vez mais querem ter seus produtos expostos no BBB.  Além disso, a estratégia da Globo em colocar celebridades e digitais influencers na casa foi um sucesso e gerou ainda mais engajamento para o programa e para os anunciantes. 

“Na edição de 2021, Gil e Juliette se tornaram os queridinhos das marcas, todas as propagandas na televisão, posts nas redes sociais, entre outros, contavam com um dos dois ex-BBBs. Com isso, a imagem foi se desgastando e as pessoas acabaram se cansando um pouco de ver esses influenciadores toda hora”

OFuxico: Quais os cuidados e estratégias se deve ter para isso?
Rafael Arty: “Um reality neste formato oferece um conteúdo muito mais autêntico e espontâneo, como as provas de líder, anjo e ativações com os participantes, o que torna o engajamento muito mais alto e consistente e, por consequência, gera mais visibilidade para a marca. Porém, é fundamental que as estratégias das ações sejam muito bem alinhadas, porque como a exposição é muito grande, uma repercussão negativa será grandiosa também. Por isso, o patrocinador deve estar preparado também para possíveis gafes dos participantes com a marca, possuindo sempre estratégias para atuar junto com as conversas criadas nas redes e utilizar isso ao seu favor.”

“Os micro e nano influenciadores são uma ótima opção para se ter um melhor custo benefício ao invés de um influenciador que acabou de sair do BBB”

OFuxico: De que maneira as marcas são beneficiadas com esse tipo de exposição?
Rafael Arty: “O objetivo principal da publicidade nada mais é que estreitar o relacionamento com seu público alvo e, no BBB, a marca entra em contato com a audiência do programa. No reality existem muitas conversas acontecendo, das quais os anunciantes podem se apropriar para criar identificação com os seus consumidores, gerando assim o alcance e engajamento tão sonhados. O reality é espontâneo e em tempo real e o público gosta de acompanhar qual será a ativação que as marcas irão fazer e, como elas afetarão os participantes. Assim, passam a criar sentimentos por aquela ação e consequentemente pela marca. Durante o BBB, as empresas têm a oportunidade de transmitir suas mensagens de forma clara e objetiva para os espectadores, seja por meio de uma prova do anjo, ou oferecendo um mimo para o líder. Um exemplo de ação positiva durante o BBB 20, foi  a da Sprite. O “lava-rápido humano” batizado de “Fresh Wash” refrescou os participantes do reality durante uma das festa e fez tanto sucesso, que a marca levou essa mesma ativação para os carnavais de rua do Rio e São Paulo em 2020.”

“Ser autêntico é o que tem chamado a atenção das marcas e do público. Cada vez mais as pessoas buscam por conteúdos verdadeiros, criativos e com muita interação”

OFuxico: Quais os cuidados que uma marca precisa ter ao eleger um personagem de destaque do programa para ser garoto-propaganda do produto após o programa?
Rafael Arty: “As marcas precisam estar bem atentas na hora de escolher o influenciador para representar o seu produto ou serviço, principalmente se ele/ela acabou de sair do BBB. Na edição de 2021, Gil do Vigor e Juliette Freire, se tornaram os queridinhos das marcas, todas as propagandas na televisão, posts nas redes sociais, entre outros, contavam com um dos dois ex-BBBs. Com isso, a imagem foi se desgastando e as pessoas acabaram se cansando um pouco de ver esses influenciadores toda hora. Para não ter esse tipo de problema, é essencial entender se aquele creator tem os mesmos valores e objetivos que a sua marca prega, caso contrário, ainda que não imediatamente isso pode gerar ruídos na comunicação e até possíveis crises. Outro fator, é que para segmentos de um nicho muito específico, os micro e nano influenciadores são uma ótima opção para se ter um melhor custo benefício ao invés de um influenciador que acabou de sair do BBB.”

“Juliette chega a cobrar até R$ 400 mil por publicidade no Instagram, sendo um post no feed da rede social e três séries de stories”

OFuxico: No caso de “cancelamentos” durante o programa, como um influenciador deve se portar caso deixe o programa com a imagem ‘manchada’?
Rafael Arty: “A cultura do cancelamento influencia muito a escolha dos influenciadores. As empresas fogem de influencers cancelados pelo público. Assim, se um creator for cancelado durante o programa, é preciso dar um passo para trás e entender quais foram os seus erros. Até porque quando falamos em marketing de influência estamos falando sempre de pessoas reais e ações autênticas. Dessa forma, caso o público perceba que a retratação foi somente por fazer, pode ser ainda pior. Assim, o ideal é de fato refletir sobre o que foi feito e dito e quem sabe encontrar uma forma criativa de renovar a sua imagem, trazendo outros pontos de vista ou até pautando discussões importantes.

OFuxico: Existe alguma postura ‘bacana’ que deve ser mantida para chamar atenção de marcas em potencial?
Rafael Arty: Ser autêntico é o que tem chamado a atenção das marcas e do público. Cada vez mais as pessoas buscam por conteúdos verdadeiros, criativos e com muita interação. O sentimento que esses influenciadores despertam na maioria das pessoas é  o de identificação e muita proximidade. O público em geral recebe as dicas dadas por eles, como se de fato estivessem ouvindo de um amigo. Assim, para ter sucesso é preciso ser autêntico e real, esse é o ponto chave de qualquer influencer de sucesso.”

OFuxico: Falando em lucro, quão grande pode ser o retorno financeiro de um anônimo ao sair do BBB e fechar com uma grande marca? Existe um valor mínimo?
Rafael Arty: “Não existe um valor mínimo, tudo é negociado entre a marca e o influenciador. O Gil do Vigor, que foi um dos maiores fenômenos de todas as edições, já revelou que ganhou R$ 15 milhões em contratos publicitários com empresas como Santander, Motorola, Boticário, iFood, Lacta e Vigor. Já a campeã do BBB 21, Juliette Freire, chega a cobrar até R$ 400 mil por publicidade no Instagram, sendo um post no feed da rede e três séries de stories.

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