Belo pode cumprir pena em regime semi-aberto

Por - 08/03/06 às 09:14

Divulgação

O cantor Marcelo Pires Vieira, conhecido como Belo, está a cada dia mais perto de deixar o Presídio Ary Franco, em Água Santa e cumprir sua pena, de oito anos, em regime semi-aberto.

Isto porque, segundo informações do Consultor Jurídico, na última terça-feira, dia 8, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou por unanimidade o pedido de progressão de regime feito pelos advogados de Belo. Com isso, o cantor tem o direito de pedir à Vara de Execuções Penais o cumprimento da pena em regime semi-aberto. Isto significa que se tudo der certo, Belo poderá sair da prisão para trabalhar e voltar à noite só para dormir.

Porém, para ser julgado pela Vara de Execuções Penais, Belo será obrigado a enfrentar uma série de exames, entre os quais avaliam as condições físicas e mentais do cantor. O pagodeiro ainda terá que reunir documentos que provem seu bom comportamento durante todo o tempo em que esteve detido. Só então, o juiz poderá tomar a decisão se Belo pode ou não cumprir a pena em regime semi-aberto.

Entenda o Caso

Belo está detido desde o dia 5 de novembro de 2004, depois que os desembargadores da 8ª Câmara Criminal do Rio de Janeiro condenaram o artista em um processo que já se arrastava desde 2002. O pagodeiro foi preso em sua casa, no Recreio dos Bandeirantes – bairro classe média alta da zona oeste.

Depois de preso em casa, Belo foi levado para a carceragem da Polinter, onde ficou até o dia 12 de novembro de 2004. Em seguida foi para Ary Franco, mas já início de 2005, o cantor foi para o Presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão. Meses depois, Belo retornou ao Ary Franco, após terem sido encontrados um celular e um aparelho de videogame na cela em que ele dividia com mais quatro detentos.

O cantor, namorado da modelo Viviane Araújo, foi condenado a oito anos de prisão por associação ao tráfico de drogas, considerado crime hediondo, mas, já cumpriu um ano e quatro meses do total da pena.

 


×