Benedict Cumberbatch pode ser condenado por passado escravagista. Entenda!

Por - 04/01/23 às 08:40

Benedict CumberbatchO sétimo avó de Benedict Cumberbatch mantinha 250 escravos - Foto: Grosby Group

O ator britânico Benedict Cumberbatch terá que acertar contas com o governo de Barbados, na América Central, por causa do passado escravagista de sua família. O intérprete do “Doutor Estranho” pode pagar uma indenização aos descendentes dos escravizados comprados para as plantações de algodão e açúcar dos séculos 18 e 19.

Leia +: Benedict Cumberbatch só atua em produções com igualdade salarial

Nos últimos meses, o governo de Barbados criou uma comissão para que se reparem os danos causados pelas famílias proprietárias das plantações e de escravizados. De acordo com o jornal “The Telegraph”, entre os donos dessas plantações, estão familiares do artista.

“Todos os descendentes de proprietários de plantações brancos que se beneficiaram do tráfico de escravizados devem pagar indenizações, incluindo a família Cumberbatch”, afirmou o secretário-geral do Movimento do Caribe pela Paz e Integração, David Denny, ao jornal.

O sétimo bisavô do ator, Abraham Cumberbatch, comprou a plantação Cleland em St. Andrew, em 1728, e o local abrigava 250 escravizados até que a escravidão foi abolida, mais de 100 anos depois.

A escravatura no país foi extinta em 1834, e o governo britânico ofereceu uma compensação aos proprietários que perderam suas terras. A família Cumberbatch recebeu, na época, 6.000 libras, um valor que, atualmente, segundo cálculos feitos pelo jornal The Telegraph, chegaria ao equivalente a R$ 6,5 milhões.

BENEDICT JÁ HAVIA PEDIDO DESCULPAS

O ator falou publicamente sobre a história escravagista de sua família pela primeira vez em 2009, após ter atuado em “Jornada pela Liberdade”, que retrata a batalha para abolir a escravidão na Grã-Bretanha.

Na época em que estava promovendo o filme, o ator disse ao Daily Mail que viu o papel de William Pitt como uma “espécie de pedido de desculpas” pela atuação de sua família no tráfico de escravizados.

Além disso, o ator revelou que sua mãe uma vez o aconselhou a não usar o sobrenome da família profissionalmente, caso isso o tornasse alvo de uma campanha de reparação.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino