Caetano Veloso recebe título de honra da Universidade de Salamanca, na Espanha

Por - 26/04/22

Caetano VelosoCaetano Veloso - Globo/Divulgação

Caetano Veloso vai receber o título “doutor honoris causa” pela Faculdade de Doutores da Universidade de Salamanca, que fica na Espanha, uma das mais antigas universidades do mundo. A concessão do título foi aprovada pelo conselho de doutores.

Vale ressaltar que a candidatura do artista foi apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna, com a adesão do Centro de Estudos Brasileiros da instituição. Na aprovação, o professor da universidade, Pedro Serra, disse que o cantor é considerado um dos melhores músicos dos séculos XX e XXI do mundo.

E não pense que esta é a primeira homenagem que Caetano Veloso recebeu. No ano de 1998, ele foi agraciado com o título honoris causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Já no ano de 2004, o presidente de Portugal o nomeou como Comendador da Ordem do Infante Dom Enrique Ordem do Mérito Cultural, que uma das honrarias mais altas do Estado Português. Mais recentemente, no ano de 2014, foi nomeado Professor Honorário pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, por seu papel na divulgação da cultura latino-americana.

O título “doutor honoris causa” é o título mais importante concedido por uma Universidade, aprovado em sessão do Conselho Universitário. Pode ser atribuído para uma personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.

Caetano Veloso vai processar Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro usou músicas de artistas críticos a ele para promover ações do governo nas rede sociais. O feito provocativo pôde ser visto nos stories do Instagram entre os dias 02 e 03 de abril.

Leia+: Taís Araujo rebate fala polêmica de Jair Bolsonaro: “Nós somos o bem”

“Leãozinho”, de Caetano Veloso, está em um story que informa sobre o aumento da margem de crédito a segurados do INSS. “Andar com fé”, de Gilberto Gil, foi usada na divulgação de investimentos da Defesa Civil. A voz de Daniela Mercury, em “O Canto da Cidade”, anuncia a inauguração de cisternas no Ceará. Entre outros.

Ao site Metrópoles, Daniela Mercury afirmou que sua equipe jurídica avalia processar o presidente.

“Inicialmente, entendemos que ele ficou com ciúme do presidente Lula que jantou essa semana na nossa casa na Bahia com Daniela cantando pessoalmente e ao vivo o Canto da Cidade. O ato do presidente é causa de dano moral por violação de direito autoral assegurado por lei, porque utilizou obra artística para fazer propaganda eleitoral sem permissão”, disse.

Leia+: Daniela Mercury e Lula se encontram para discutir políticas LGBTQIA+

Já Caetano não tem dúvidas, afirmou à coluna de Guilherme Amado que irá processar Jair Bolsonaro por uso indevido de sua voz. De acordo com o advogado Caio Mariano, que representa o artista, o fato de as músicas estarem disponíveis na biblioteca musical do Instagram não autoriza o uso discriminado.

“Os políticos de qualquer partido precisam entender que internet não é terra de ninguém e não podem usar músicas autorais sem a autorização dos detentores do direito”, afirmou Mariano.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais