Camila Pitanga, sobre sua bissexualidade: ‘É apenas meu modo de viver’

Por - 20/11/21 às 12:50

Selfie Camila PitangaReprodução/ Instagram @caiapitanga

Com novo amor, novo trabalho, novos ares, Camila Pitanga é só felicidade. A atriz, que surpreendeu ao assumir a bissexualidade e depois de terminar o relacionamento com a artesã Beatriz Coelho engatou em outubro o namoro com o professor de Filosofia Patrick Pessoa, de 46 anos, foi alvo de críticas após fazer uma postagem sobre ele e rebateu de forma bem-humorada, destacando que o B da sigla LGBTQIA+ não era de Beyoncé, fez uma reflexão sobre como sua bissexualidade acabou virando motivo de julgamentos.

“Agora, mais do que nunca, fomos convocados a não abrir mão da liberdade, seja a minha, a de quem me cerca, seja a de quem pensa diferente de mim. Quando as pessoas acham que têm autoridade para serem preconceituosas, sem pudor, a gente não pode recuar”, disse ela em entrevista à revista Claudia.

Camila olhou para a sua própria existência para se afastar desses julgamentos. “Não é um panfleto ou lição de moral. É só o meu modo de viver, de amar e de existir”, contou ela, que disse viver o ápice do seu processo de autoconhecimento.

“Não dá para abrir espaço para o obscurantismo e o julgamento dos outros. Nada como ter a idade que tenho para entender que a minha vida ou quem eu amo não tem a ver com o outro. Não se trata de um panfleto ou lição de moral para ninguém. É só o meu modo de viver, de amar e existir. Se respeitarmos um ao outro, teremos uma vida mais interessante, mais plural”, enfatizou a atriz à publicação.

INTEIRA E MADURA

Aos 44 anos, Camila Pitanga revela se sentir mais inteira do que nunca, e ainda mais conectada com seus próprios desejos:

“Trilho uma trajetória de maturidade e envelhecimento com saúde, amor próprio e aceitação de fissuras e medos. Hoje, encaro meus passos em falso com leveza e compreensão mais amorosa do que antes; eu era uma general comigo mesma”, afirmou ela a revista.

Embora a reação carregasse naturalidade, Camila confessou que expor sua essência descontraída exige uma combinação de fatores: “Só me sinto livre e brincalhona em um território de cumplicidade. Caso contrário, posso ser um bichinho assustado”, lembrou ela que, com a maturidade, fez da insegurança um direito.

“Nem tudo está ao meu alcance. Essa coisa de compreender que não temos controle e de se entregar para a vida é um exercício de sabedoria”, garante a atriz.

SAÍDA DA GLOBO

Os mergulhos dos últimos meses também foram múltiplos e profundos na carreira da artista, filha do veterano ator Antônio Pitanga. Este mês, seu ciclo de quase 30 anos na Globo ganhou um ponto final para que a artista pudesse experimentar o universo do streaming com a HBO Max.

“Tomei a decisão de sair da minha zona de conforto para assumir uma nova responsabilidade. Sei que não será simples, mas acredito na minha força criativa”, diz ela, que ainda aparecerá como a lobista Olga na segunda temporada de Aruanas, na Globoplay, a partir de 25 de novembro.

NOTÍCIAS PRINCIPAIS

Juliana Paes comemora estreia de filme com Leandro Hassum na Netflix
Ex-BBB causa polêmica ao questionar talento de Marília Mendonça
A Fazenda 13: ‘Não sou assim’, afirma Rico sobre excluir Dayane Mello
A Fazenda 13: Bil Araújo explica porque escondeu segredo de Dayane Mello
Viúvo de Paulo Gustavo doa figurino do ator para leilão

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.