Caso Capivara: Ibama devolve Filó a Agenor que obteve guarda provisória

Por - 30/04/23 às 14:18

arte de agenor no rio com a capivara filóFoto: Reprodução/Instagram @agenor.tupinamba

O caso mais comentado e repercutido dos últimos dias com certeza é o da capivara Filó, que vivia em Autazes com o influenciador Agenor, após ser notificado pelo IBAMA a devolver o bichinho, que foi levado a um Cetas do instituto para ser posteriormente devolvida à natureza.

Desde então, uma grande comoção envolta do rapaz cresceu nas redes sociais, e muitos pediram que a capivara fosse devolvida a ela, e até mesmo uma notícia de que ele havia recuperado Filó bombou no sábado, 29 de abril, mas havia sido apenas concedida a autorização para a deputada Joana Darc (União Brasil) visitar o animal no Cetas com profissionais de saúde.

Porém, em mais uma reviravolta do caso, na manhã deste domingo, 30 de abril, a Justiça Federal do Amazonas concedeu uma nova liminar, e desta vez é oficial: Agenor obteve a guarda provisória da capivara Filó, e até mesmo já realizou uma live indo buscar o animal. As informações são do portal G1.

A guarda recebe o nome de “tutela provisória de urgência”, sendo concedida até que o caos tenha um desfecho definitivo. A autorização foi dada para o influenciador ficar com Filó pois, pelo entendimento do juiz Márcio André Lopes Cavalcante, “Agenor vive em perfeita e respeitosa simbiose com a floresta e com os animais ali existentes”.

“Não é a Filó que mora na casa do Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas no Brasil”, afirmou o profissional em documento judicial.

Leia+: Reinaldo Gottino deu ‘puxão de orelha’ em Agenor ao vivo pelo Caso da Capivara Filó

CONDIÇÕES E REPERCURSSÃO

Ele ainda poderia levar a capivara para casa “desde que comprove que o transporte será em meios seguros, o que deverá ser atestado por um veterinário e/ou biólogo”. Agenor também deve “informar ao juízo periodicamente as condições de saúde do animal, devendo também ser facultado livre acesso dos órgãos ambientais para a fiscalização da capivara”.

Em seu perfil oficial no Instagram, a deputada Joana Darc comemorou a decisão após ter defendido Agenor no caso: “FILÓ ESTÁ LIVRE! A justiça decidiu que o melhor lugar para ela, até o fim do processo é no habitat natural dela, de onde NUNCA deveria ter saído. O bem sempre vence! A justiça divina não falha!”.

deputada joana darc comemorando guarda de filó com agenor
Reprodução/Instagram @joanadarcam

Gloria Perez também celebrou a decisão: “Que saga, hem? Filó vai estar de volta a sua mata e ao seu rio, até o processo acabar. É que ele acabe deixando em paz essa capivarinha que vive feliz e bem cuidada”.

gloria perez comemorando guarda de filó com agenor
Reprodução/Instagram @gloriafperez

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.