Celso Zucatelli: ‘Sou muito feliz no meu momento profissional hoje’

Por - 06/08/14 às 08:08

Divulgação/Record

Celso Zucatelli tem uma longa trajetória dentro do jornalismo brasileiro. Nascido em São Paulo, se formou em jornalismo e fez MBA em finanças. Eloquente, simpático e bem humorado, Zuca, para os mais íntimos, conquistou o mundo da comunicação desde que entrou no Grupo Estado, em 1990. Em busca de novas experiências, Celso se arriscou na Rádio Eldorado e depois seguiu para a Rede Bandeirantes, onde teve a oportunidade de se especializar e cobrir grandes transmissões, como o atentado de 11 de setembro e as famosas CPIs.

Em 2006, Zucatelli recebeu o convite para integrar a Rede Record, que até hoje é a sua casa. Após passar por alguns telejornais, o jornalista se tornou correspondente internacional da Record em Nova York e cobriu a inesquecível eleição de Barack Obama. Após retornar ao Brasil, em 2009, Celso assumiu o comando do programa matinal Hoje em Dia, ao lado de Chris Flores e Edu Guedes. Comunicativo e cheio de energia, logo Zuca conquistou o público de casa ao lado de seu cachorrinho Paçoca, que virou uma grande celebridade.

Em entrevista com o site O Fuxico, o jornalista falou sobre a carreira, suas paixões e, claro, sobre o fofo e irresistível Paçoca.

Conhecido nas bancadas de vários jornais da Record, Celso conta que a migração para o programa Hoje em Dia, que é visto como um jornalismo de entretenimento, uniu o útil ao agradável.

“Mesmo minha historia sendo ligada a finanças e economia, sempre defendi que a melhor forma de informar é comunicar de forma simples. Sempre batalhei para conseguir usar uma linguagem bem simples e fácil de ser compreendia. A migração para o Hoje em Dia foi a minha melhor porta para o entretenimento e para poder colocar em prática o que sempre defendi. Tem diversão, mas a coluna cervical do programa é a informação e lá posso informar de forma simples, para que todo possam entender”, afirma.

A história com a comunicação começou cedo. Aos 16 anos, Zucatelli tinha vontade de viajar para o exterior e fazer um intercâmbio, mas o destino fez com que ele não viajasse e entrasse na faculdade de jornalismo.

“Queria fazer intercâmbio e depois prestar o vestibular, mas não deu certo. Eu acabei escolhendo o jornalismo e acabei me encantando. Eu não sabia ao certo o que eu queria, eu era um menino, eu estava curtindo a profissão e me encantei de cara pelo impresso, que foi o que me segurou no Brasil. Inicialmente, meus planos não eram fazer televisão, já que meu foco era o impresso, mas as coisas acabaram fluindo”.

Sempre focado em comunicar da melhor forma possível, o jornalista fez MBA em finanças, com o objetivo de entender melhor o meio complexo da economia para poder digerir as informações e fazer com que as pessoas de casa pudessem dominar mais o assunto.

“Todo mundo precisa de economia, a gente passa a viver melhor a partir da economia, já que precisamos dela para fazer boas compras no mercado e alugar um imóvel, por exemplo. Eu queria ser um tradutor, tentar entender e passar para as pessoas, mas para isso eu precisava saber mais sobre o assunto para não falar bobagem”.

Além de toda a dedicação ao trabalho e com uma trajetória brilhante na comunicação, é impossível falar de Zucatelli sem mencionar Paçoca, seu cachorrinho de estimação da raça Lulu da Pomerânia. Algo que começou de maneira informal, fez com que Paçoca se tornasse tão famoso quanto seu dono.

“Sempre tive cachorro, sempre amei, mas minha esposa nunca tinha tido. Tentei convencê-la, mas não deu e eu desisti. Um belo dia eu estava no ar e ela mandou uma mensagem dizendo que queria um cachorro, logo achei que ela estava brincando, mas quando cheguei em casa tinham várias revistas sobre os cachorros da raça Lulu da Pomerânia e decidi fazer uma pesquisa para saber mais sobre ela. E o Paçoca veio para casa”, conta.

“Comecei a postar fotos dele no meu Instagram e vi o carinho das pessoas. Ele é muito simpático, ele para e olha para a câmera, é muito dócil. Certo dia, tivemos uma pauta de cachorro e falaram para eu levar o Paçoca e ele se divertiu demais no estúdio, tudo acabou rolando de forma natural”.

Com uma rotina agitada, um programa diário e muita responsabilidade, Celso ainda arranja tempo para curtir seu grande hobby: viajar.

“É uma das minhas maiores paixões, amo viajar. Quanto mais lugares eu conhecer, mais feliz eu fico. Eu aprendi a viajar de forma rápida, já que nem sempre tenho muitos dias para poder sair de São Paulo.

Sobre o futuro profissional, Zucatelli conta que não está fechado para novos formatos e oportunidades dentro da Record, mas confessa que o clima ao lado de Chris Flores e Edu Guedes no Hoje em Dia é tão bom, que a ambição de um programa solo fica de lado.

“Hoje temos um programa tão legal de fazer que não se cria uma necessidade pessoal de um projeto solo. Os três funcionam tão bem juntos que não se sente essa necessidade. Outras oportunidades podem aparecer para mim dentro da Record e se a oportunidade for interessante para mim e para a casa, estou sempre aberto para conversar, eu visto a camisa. Sou muito feliz no meu momento profissional hoje, mas estou sempre aberto a novas experiências".

Celso Zucatelli usa o novo acessório: o Google Glass
Celso Zucatelli recebe Chiquititas em jantar do bem
Chris Flores: “Ser mãe era o sonho da minha vida”

---


×