Charles Duke, astronauta da NASA, inaugura parque temático no Sul

Por - 12/05/23 às 18:35

Astronauta Charles DukeO astronauta Charles Duke é um dos doze que já pisaram na Lua - Foto: Divulgação

Imagine uma estação da NASA fora dos Estados Unidos. E se esse lugar for no Brasil, mais precisamente, no sul do País? Pois foi exatamente isso o que o visionário empresário Dody Sirena, à frente da DC Set, realizou em Canela, no Rio Grande do Sul, criando um parque temático com mais de 300 itens originais.

Leia +: Dody Sirena é o pioneiro na realização de cruzeiros temáticos no Brasil

E para abrilhantar a inauguração desse mega-empreendimento, batizado de Space Adventure, Dody Sirena e a DC Set trouxeram um astronauta Charles Duke, um dos doze que tiveram o privilégio de pisar na Lua.

“John Young foi meu comandante e um dos trajes que ele usou na missão Apollo está aqui”, comentou Duke ele sobre uma das peças originais dispostas no parque.

O astronauta contou sua experiência com a viagem espacial e todos os inúmeros processos pelos quais passou até, finalmente pisar na Lua. Ele ressaltou ainda as dificuldades da missão como o peso da roupa, gravidade e até mesmo, pousar a nave. “Foi uma grande aventura”, afirmou.

Leia +: Caio Castro já conferiu exposição da NASA

Além dele, a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, também esteve na inauguração, comprovando a fantástica estrutura de 4 mil metros quadrados.

“Iniciativas como esta são um diferencial no fluxo turístico. Não tenho dúvidas de que agora, ao lado de atrativos já consolidados, o Space Aventure será o fator de decisão para a escolha de Canela como próximo destino a ser visitado pelos nossos turistas nacionais e internacionais”, disse a Ministra.

Ministra do turismo Daniela Carneiro
A Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, ficou encantada com a exposição de peças originais – Foto: Divulgação

O QUE FAZER NO SPACE ADVENTURE

Propiciando uma experiência totalmente interativa para toda a família, na Serra Gaúcha, o Space Adventure – apresentado pelo grupo DC Set em parceria com a Blast Entertainment, Grupo Oceanic e curadoria de Rafael Reisman – destaca experiências imersivas com capacidade para cerca de quatro mil visitantes por dia.

A área de exposição conta com uma das maiores coleções de artefatos originais da agência americana de exploração espacial, que foram reunidos pelo Museu e Centro de Educação Espacial Cosmophere de Hutchinson, Kansas, referentes aos Projetos Mercury, Gemini e Apollo.

Com valores acessíveis, os visitantes desfrutarão de diversos espaços como a simulação de um ambiente lunar, com um pé-direito de 12 metros, que apresentará um Rover, veículo de quatro rodas conhecido popularmente como “Buggy lunar”, e um elevador que simula a movimentação e a chegada na rampa de lançamento dos foguetes.

Leia +: Relembre as aventuras de Tom Cruise em ‘Apollo 13’

Entre as centenas de itens originais expostos, estão o motor de foguete do programa Mercury; a réplica fiel da cápsula lunar da Apollo 11 com painel original; duas mesas de comando de Houston; trajes especiais dos projetos Apollo e Gemini; a câmera fotográfica usada na Apollo 17, além de registros históricos da missão Apolo 11, que levou dois astronautas americanos à Lua em 20 de julho de 1969.

O público também pode conferir de perto os itens originais preparados para a higiene e a alimentação dentro da cápsula espacial, entre muitos outros itens históricos.

Unindo entretenimento e educação, a Space Adventure conta ainda com uma grande gama de imagens e filmes que documentaram as operações ao longo da história. No planetário, o visitante pode conferir, com tecnologia de reprodução em tecnologia 4k, filmes produzidos pelo Museu de História Natural de Nova York.

O futuro ganha também amostras de equipamentos e réplicas do que ainda está por vir em termos de exploração espacial. O público poderá conhecer o Programa Artemis, que vai realizar missões tripuladas para a Lua a partir de 2024, levando, inclusive, a primeira mulher astronauta.

O parque temático Space Adventure também proporciona experiências extraordinárias como o giroscópio, que simula a força gravitacional, Cinema 6D e Realidade Virtual, entre outros. O espaço ainda abrigará uma loja completa com souvenirs e itens de colecionador.

A inauguração também contou com a presença de outras autoridades do Rio Grande do Sul, como a Secretária de Educação, Raquel Teixeira; o Secretário do Turismo, Vilson Covatti; o Procurador-Geral da Justiça, Marcelo Lemos; a cônsul-chefe do setor de Educação, Cultura e Imprensa do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Cynthia Faby;  o prefeito de Canela, Constantino Orsolin; o prefeito de Gramado, Nestor Tissot; o CEO Rodrigo Prado; além dos sócios do empreendimento, Dody Sirena, Cicão Chies, Rodrigo Mathias da DC Set, e Kiko Buerger, Dênis Luiz Lunelli, José Eduardo Nahas, Wisam Kamel Ayache, da Oceanic.

“O Space Adventure foi totalmente criado e concebido por nós, o sucesso em outras cidades como São Paulo foi tão grande que a exposição também está acontecendo atualmente em Boston, Massachusetts e, agora, chega na linda Canela que já abriga tantos pontos turísticos importantes em nosso País. Esse é um empreendimento de grande investimento que passa por construção física, acervo e criação das atrações. A expectativa é receber 300 mil pessoas anualmente e empregar até 100 colaboradores, dependendo da época do ano”, ressaltaram Dody Sirena e o sócio, Cicão Chies.

Dody Sirena
Dody Sirena é um dos maiores realizadores do entretenimento no país – Foto: Mauro Figa

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino