Cláudio Cavalcanti aprova projeto para criação de hospital veterinário

Por - 21/11/05 às 08:46

Um projeto-de-lei autorizativo, já aprovado em primeira e segunda discussão na Câmara dos Vereadores cariocas, de autoria de Cláudio Cavalcanti, promete esquentar a polêmica sobre a questão da saúde no município do Rio, setor em que faltam médicos, remédio e material básico. Pelo projeto do ator e vereador, a Prefeitura fica autorizada a criar um pronto-socorro veterinário, gratuito, com funcionamento de 24 horas, para atender a animais de pequeno e grande portes, acidentados, doentes ou abandonados.

No texto, que segue para apreciação do prefeito César Maia, está prevista a aquisição de veículos de serviço, criação de central telefônica e equipes de plantonistas com veterinários, auxiliares e motoristas. Só não aponta de onde sairiam os recursos para a construção do pronto-socorro.

Cláudio Cavalcanti justifica sua iniciativa:

“A questão dos recursos será conversada. Sei que isso é polêmico, mas fui eleito com essa bandeira. Minha missão são os animais”, diz ele, acrescentando que, a médio prazo, a Prefeitura teria condições de construir o hospital, caso a economia e a arrecadação crescessem.

Para a presidente da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), Isabel Cristina do Nascimento, a idéia do vereador é considerada ótima. Mas, ela faz um alerta:

“Não estamos na Suíça e o custo com animais seria de R$ 600 a R$ 800, uma vez que exige equipamentos específicos”.

O ator e secretário especial de Promoção e Defesa dos Animais, Victor Fasano, também elogia o projeto:

“O projeto é louvável,  mas o vereador deveria informar de onde sairiam os recursos para a construção do pronto-socorro veterinário”.

As informações são do jornal Extra, deste domingo, dia 20.   

---