Comediante Tatá Mendonça denuncia assédio e critica atitude de ex-colega

Por - 20/09/24 às 11:22

Humorista deficiente visual Tatá MendonçaA humorista não citou o nome, mas a identidade do abusador ficou explícita - Foto: Reprodução/ Instagram

Tatá Mendonça, uma das principais vozes no stand-up brasileiro, denunciou um episódio de assédio durante uma apresentação em São Paulo. O caso, que aconteceu em um show de comédia, está sendo investigado pela Polícia Civil como importunação sexual.

Ator Davi Junior já foi vítima de abuso sexual

Um vídeo que circula nas redes sociais revela o momento em que o comediante Cadu Moura, editor de Tatá, toca de maneira inapropriada a colega enquanto os dois estavam no palco.

A Secretaria da Segurança Pública informou, em nota oficial, que o caso foi registrado na Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência e encaminhado para o 92º Distrito Policial. O vídeo, amplamente divulgado nas redes sociais, foi um dos elementos centrais que motivou a abertura do inquérito policial.

No entanto, Cadu Moura, também comediante, desativou suas contas nas redes sociais, dificultando o contato com ele para explicar a sua versão dos fatos.

Relato emocionado de Tatá Mendonça

Deficiente visual com mais de 669 mil seguidores no Instagram, Tatá desabafou sobre o ocorrido na noite de quinta-feira, 19 de setembro.

“Não sei nem por onde começar. Pra variar, assédio… Sofri um assédio no palco”, afirmou ela, primeiramente. Tatá, então, detalhou o choque e a surpresa diante do comportamento do ex-colega. Ela disse que não acreditava que alguém com quem trabalhava poderia agir daquela forma.

“Surtei porque achei que não ia ter vídeo, aí é difícil, porque eu não ia querer me expor. É difícil, mas, meninas, vamos começar a expor. Eles são nojentos, eles têm que passar vergonha”, desabafou Tatá, incentivando outras mulheres a denunciarem casos semelhantes.

Tatá também mencionou o preconceito que enfrenta em razão de sua deficiência visual e como isso impacta sua vida profissional. “Minha vida é difícil hoje por conta das pessoas que enxergam, porque é isso, é só você enxergar que você virou superior a todo mundo”, refletiu.

Participação especial na TV Globo

Além do desabafo sobre o caso, Tatá Mendonça anunciou sua participação no especial “Falas de Acesso”, da TV Globo, que vai ao ar na próxima segunda-feira, 21 de setembro, na semana que marca o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência. O programa tem como objetivo conscientizar o público sobre temas como preconceito, capacitismo e acessibilidade.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!           

Em uma das cenas do programa, Tatá pede que os participantes leiam mensagens que ela recebe em suas redes sociais. Muitos deles se surpreendem com o teor ofensivo de algumas mensagens, o que gera uma reflexão sobre como as pessoas com deficiência enfrentam o preconceito no dia a dia.

“O momento que mais me marcou foi quando os entrevistados descobriram que estavam participando de um teste e, mesmo assim, continuaram contribuindo conosco”, contou Tatá, emocionada, por fim.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino