Conclave começa no Vaticano e primeira votação não define novo papa
Por Luigi Civalli - 07/05/2025 - 16:50

Teve início nesta quarta-feira (7), no Vaticano, o conclave que irá definir quem será o próximo líder da Igreja Católica. A primeira votação, realizada por volta das 16h no horário de Brasília, não resultou na eleição de um novo pontífice. A fumaça preta liberada da chaminé da Capela Sistina confirmou a ausência de consenso entre os cardeais.
Como funciona o processo de escolha
O conclave reúne 133 cardeais com direito a voto. Para que um nome seja eleito papa, são necessários ao menos 89 votos. O procedimento conta com etapas específicas: nove cardeais são sorteados para recolher os votos dos doentes, contabilizar e revisar os resultados.
Cada um dos participantes recebe uma cédula para escrever o nome do cardeal que deseja eleger. Depois, o voto é depositado em uma urna. Ao final da apuração, os votos são queimados. Se não houver definição, a fumaça preta aparece. Caso um novo papa seja escolhido, a fumaça que sai da chaminé é branca.
Conclave: Sete brasileiros estão na votação para novo Papa
Brasileiros no conclave e expectativas para novo Papa
O Brasil tem sete representantes no colégio de cardeais. Um dos nomes que despertam atenção é Dom Leonardo Steiner, arcebispo brasileiro citado pela agência Reuters como possível candidato. Apesar disso, especialistas consideram improvável a eleição de um brasileiro neste momento.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
O país segue sendo o que possui o maior número de católicos no mundo, mas esse fator, por si só, não garante protagonismo na escolha do próximo pontífice.
Novas rodadas de votação
Nesta quinta-feira (8), os cardeais realizarão quatro novas votações: duas pela manhã e duas à tarde. O conclave continua até que um nome alcance o número mínimo de votos.
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais

























