Confira 5 adaptações da Independência do Brasil na TV
Por Redação - 07/09/19 às 08:30
Independência ou Morte! Essa frase icônica marca a data na qual comemoramos hoje, dia 7 de setembro: a independência do Brasil perante o governo de Portugal.
Por ser uma data histórica muito importante, diversas produções televisivas já a utilizaram como contexto e pano de fundo para as suas histórias, e nós do OFuxico separamos algumas para você! Confira:
O Quinto dos Infernos (TV Globo, 2002)
Minissérie exibida originalmente pela TV Globo no ano de 2002, o enredo gira em torno da independência do Brasil e da vida de Dom Pedro I (Marcos Pasquim), que é retratado aqui de uma forma escrachada, marca registrada do escritor Carlos Lombardi.
Aqui, Dom Pedro era um grande sedutor, gerando cenas de sexo e erotismo no decorrer dos episódios, irritando pessoas mais puristas e membros da família real brasileira. Entretanto, isso não diminuiu seu sucesso.
O elenco contava, além de Pasquim, com Luana Piovani, Humberto Martins, Danielle Winits, Bruna Lombardi, Betty Lago, André Mattos e Eva Wilma nos papéis principais.
Marquesa de Santos (1984, TV Manchete)
A minissérie conta sobre a vida da personagem título (interpretada por Maitê Proença), que dentro da história do país ficou conhecida como a amante mais famosa com quem Dom Pedro I já se relacionou (sendo este vivido por Gracindo Júnior).
O tom da produção era bem sério, buscando trazer um viés histórico maior, e focava no romance e no drama do casal principal. Uma cena marcante do projeto foi a surra que a Imperatriz Leopoldina (Maria Padilha) deu no marido após descobrir que era traída.
O Elenco contava ainda com artistas do teatro como Sérgio Britto, Leonardo Villar e Bibi Ferreira, sendo escrita por Wilson Aguiar Filho em colaboração com Carlos Heitor Cony. A direção ficou por conta de Ary Coslov.
Saramandaia (1976, TV Globo)
Marcada pelo seu realismo fantástico, Saramandaia contava a história da cidade fictícia de Bole-Bole, que vivia um movimento de mudança de nome, com os tradicionalistas que queriam manter e os mudancistas, que queriam mudar para Saramandaia por considerar o nome original vergonhoso.
Mas a inserção histórica, na pele de Dom Pedro I, vem através do professor Aristóbulo Camargo (Ary Fontoura), que se torna um lobisomem nas noites de lua cheia, e caminhava por aí.
Nessas caminhadas, figuras históricas eram encontradas pelo professor, e Dom Pedro I (Tarcísio Meira) era um deles, sempre a cavalo. Outra figura importante encontrada por Aristóbulo foi Tiradentes (Francisco Cuoco), que lutou pela independência do país durante a Inconfidência Mineira.
Escrita por Dias Gomes, dirigida por Walter Avancini, Roberto Talma e Gonzaga Blota, contou no elenco, além de Ary Fontoura, com Juca de Oliveira, Sônia Braga, Antônio Fagundes, Yoná Magalhães, Dina Sfat, Milton Moraes, Wilza Carla e Castro Gonzaga nos papéis principais.
Filhos da Pátria (TV Globo, 2017)
Série marcada pelo tom humorístico característico de Bruno Mazzeo (em parceria com Alexandre Machado), foi uma podução que, apesar de ter sido exibida na Globo normalmente, teve uma estreia adianta para os assinantes do Globoplay.
O enredo começa exatamente um dia após a proclamação da Independência do Brasil, e mostra as origens da corrupção e do chamado “jeitinho brasileiro” durante o amadurecimento do país como nação própria. Muitas referências foram feitas para o período político da época de estreia.
Os personagens principais são o casal Geraldo Bulhosa (Alexandre Nero), alguém com boas intenções que se envolve em um esquema de corrupção e Maria Teresa (Fernanda), uma mulher que almeja ser da alta sociedade.
No elenco principal, ainda temos Johnny Massaro, Lara Tremouroux, Matheus Nachtergaele, Bruno Jablonski, Jéssica Ellen e Flávio Bauraqui.
Novo Mundo (TV Globo, 2017)
O exemplo mais fresco na memória popular, Novo Mundo foi uma novela recente da TV Globo que tratava exatamente sobre a Independência do Brasil, com direito à icônica cena de Dom Pedro I (Caio Castro) gritando “Independência ou Morte” às margens do Rio Ipiranga.
A novela trazia uma releitura do fato histórico, contendo tanto personagens e fatos reais quanto fictícios, gerando assim momentos que não aconteceram no decorrer da história brasileira.
A novela teve a estreia de Thereza Falcão e Alessandro Marson como autores principais, e além de Castro, teve no elenco protagonista Chay Suede, Isabelle Drummond,Letícia Colin, Gabriel Braga Nunes, Felipe Camargo, Agatha Moreira e Ingrid Guimarães.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.