Cynthia Benini questiona ordem de fila do transplante de Faustão

Por - 30/08/23 às 18:56

Cynthia Benini e FaustãoCynthia Benini e Faustão - Reprodução/Instagram - Divulgação/Band

O assunto em torno do transplante de coração de Faustão ainda continua rendendo. A cirurgia aconteceu no domingo (27) e o apresentador segue se recuperando. Devido à rapidez com que Faustão recebeu o órgão, muito se questionou sobre a fila ter “credibilidade”.

A jornalista Carol Marcelino, especialista na área de saúde, foi uma entre tantos profissionais que elucidaram o fato de “não ter privilegiados”, independente do poder financeiro.

“ATENÇÃO: não existe venda de órgãos no Brasil. Não espalhe fake news. O CHECK-UP DA NOTÍCIA de hoje (28), vai te falar como o apresentador Faustão conseguiu passar por um transplante de órgãos em um tempo menor do que alguns pacientes. A gravidade da doença e outros critérios de compatibilidade são levados em consideração. Seja um Doador”, afirmou.

“E? Nossa, que sorte ele teve então de ter peso, altura e tipo sanguíneo compatíveis, né? Nada esclarecido”, disse Cynthia.

A jornalista ainda respondeu, dizendo que não há privilegiados quando o assunto é transplante de órgãos.

“Sorte? Não acho que ter insuficiência cardíaca e ficar em estado crítico em um hospital é sinônimo de sorte. Mas eu acredito na conduta do SUS sim. Participei ativamente de reportagens e apurei a fundo a seriedade do transplante de órgãos no Brasil. Não há um único caso de paciente privilegiado. E fica a mensagem: doe órgãos”.

E completou: “Essa desinformação de que o Faustão furou a fila do transplante está fazendo com que as pessoas repensem se a doação de órgãos funciona no Brasil. Temos que ter cuidado e responsabilidade antes de emitir informações falsas”.

Por fim, Cynthia ainda respondeu: “A doação de órgãos no Brasil cresceu 400% enquanto ele estava na fila. O que faz as pessoas repensarem sobre a credibilidade na doação de órgãos no Brasil é justamente casos como esse”.

Combate à fake news

A Advocacia-Geral da União (AGU) reagiu à onda de notícias falsas após o transplante do apresentador Fausto Silva e tomou medidas. O órgão determinou que a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia identifique e puna quem disseminou as informações mentirosas sobre Faustão.

O ministro da AGU, Jorge Messias, afirmou, pelas redes sociais, que está preocupado com as notícias falsas sobre o transplante que Faustão passou. “Tem causado preocupação a grande quantidade de fake news sobre o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Determinei a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) que avalie a situação e atue de imediato na proteção dessa importante política pública para o país”, escreveu.

No caso de Faustão, em razão do estado de saúde grave, ele foi automaticamente para o grupo que recebe prioridade. Quando o órgão ficou à disposição, o SUS encontrou 12 potenciais pacientes que atendiam aos requisitos para receber o coração. Entre eles, quatro com prioridade e Faustão era o segundo.

Vale ressaltar que as condições clínicas necessárias para o transplante não têm privilégios por ser personalidade pública, ou pela condição financeira.

Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão.

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais