David Beckham sofre de Transtorno Obsessivo-compulsivo

Por - 03/04/06 às 13:07

Grosby Group

David Beckham revelou, pela primeira vez, que sofre de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

O capitão da seleção inglesa de futebol e meio de campo do Real Madrid admitiu que não consegue relaxar, a menos que tudo esteja em ordem e limpo.

 

Durante entrevista para a televisão, Beckham disse:

 

“Tenho esse transtorno obsessivo compulsivo e, para mim, tudo tem que estar em fila ou em pares. Quando vou colocar latas de Pepsi na geladeira, ponho uma ao lado da outra. Se todas as latas não couberem na mesma fila, se sobrar uma, por exemplo, eu devolvo para o armário, mas não coloco nada fora da ordem”.

 

O astro do futebol declarou que já buscou ajuda profissional para lidar com a obsessão, mas o tratamento ainda não surtiu efeito.

 

Vale lembrar que, recentemente, Roberto Carlos também admitiu ser portador da doença. Em tratamento há alguns meses, já podem ser constatadas melhoras em algumas das principais manias do cantor brasileiro.

 

O que é a doença

 

O Transtorno obsessivo-compulsivo é uma combinação de obsessões e compulsões. Obsessões são pensamentos recorrentes e desagradáveis, repulsivos e contrários à índole do paciente. Eles não são controlados pela pessoa. Ter um pensamento recorrente apenas pode ser algo desagradável, como uma musiquinha aborrecida ou um problema não resolvido. Mas, ter obsessões é patológico, porque causa perda de tempo, queda no rendimento pessoal e sofrimento pessoal.

 

Sintomas

 

• Repetir determinados gestos, como lavar-se para se descontaminar
• Verificar se as coisas estão como deveriam, porta trancada, gás desligado etc.
• Tocar objetos
• Contar objetos
• Ordenar ou arrumar os objetos de uma determinada maneira
• Rezar

 

Tratamento

O tratamento adequado é a combinação da farmacoterapia com as terapias que, isoladamente, também apresentam bons resultados, assim como os remédios. A combinação desses tratamentos e o tempo que devem ser prescritos, dependem de cada caso e devem ser avalidados pelo médico.

 

 

---


×