De indiano a carcereiro: os papéis envolventes de Rodrigo Lombardi

Por - 01/02/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

TV Globo/Divulgação/Montagem

Rodrigo Lombardi já foi trambiqueiro, jornalista, empresário… Mas tudo isso somente na teledramaturgia brasileira, nos inúmeros personagens que viveu ao longo de mais de duas décadas de televisão.

Recentemente, o artista encarnou o cotidiano dos carcereiros na série homônima da Globo, emissora que é contratado desde 2005, quando estreou seu primeiro trabalho no  folhetim Bang Bang.

Se na telinha o ator encarnou diversas profissões, na vida real já deu um duro danado como agente de viagens e garçom, custeando na época seu curso de teatro. Aos 44 anos, o galã é um dos mais requisitados no ofício escolhido.

Na atualidade, o famoso pode ser visto na trama A Força do Querer, no papel do advogado Caio, na reprise especial das 21h.

OFuxico buscou no fundo do baú dez homens de diferentes perfis e personalidades, vividos por um único talento: Rodrigo Lombardi.

1.Pé na Jaca (Tadeu) 2006 

1.Pé na Jaca (Tadeu) 2006

Filho caçula de Giácomo, irmão de Lance. Apesar de ser o mais novo, sempre foi o mais sério e correto. Sentia que precisava ser melhor e se esforçar mais, em especial porque achava Lance o máximo. Se para Lance a referência de vida era o pai, para Tadeu era o próprio Lance. Depois que a mãe morreu e Lance fugiu, seu mundo virou de cabeça para baixo. Mas continuou o mesmo cara de boa índole e de mau humor que atendia na padaria e botava os bêbados para correr. É uma espécie de primeiro escoteiro da cidade. Apesar de fazer cara de mau, é para quem todos correm quando precisam de mão firme. Defende-se com o mau humor para não entregar o quanto é sentimental e emotivo. Noivo de Leila, por quem é apaixonado.

2.Desejo Proibido (Ciro) 2007 

2.Desejo Proibido (Ciro) 2007

Jornalista fracassado parte para Passaperto na esperança de transformar as histórias sobre os milagres da Virgem na grande oportunidade para sua carreira. Seu plano dá certo, e ele acaba se tornando o mais novo morador da pequena cidade. Ambicioso e sem nenhuma ética, vê no relacionamento com Florinda, a filha do prefeito Viriato, uma ótima oportunidade para subir rapidamente na vida.

3.Caminho das Índias (Raj) 2009 

3.Caminho das Índias (Raj) 2009

Jovem culto, elegante e sedutor, aficionado por polo, um dos esportes mais famosos da Índia. Estudou na Inglaterra, e vive dividido entre os valores do Ocidente e do Oriente. No início da trama, namora a brasileira Duda e sofre quando sua família se opõe ao casamento dos dois. Mais adiante na história, conhece Maya, a noiva escolhida por seus pais, Opash e Indira, e apaixona-se por ela, formando um triângulo com Bahuan, que vira seu rival.

4.Passione (Mauro) 2010 

4.Passione (Mauro) 2010

É o filho de Diógenes, o chofer dos Gouveias. Apesar disso, foi criado como se fosse da família. Bonito, elegante, equilibrado e com grande talento para os negócios, é o braço-direito de Eugênio nos negócios e se torna o principal assessor da matriarca, Bete, quando ela fica viúva. Sabe do amor que Melina dedica a ele, mas só consegue vê-la como uma irmã mais nova. Prefere levá-la na brincadeira e estar sempre por perto para defendê-la das encrencas em que se mete. É apaixonado por Diana, mas, por ser ético, honesto e grato, é capaz de abrir mão de seu amor para proteger os membros da família em que foi criado e que lhe deu oportunidades na vida.

5.O Astro (Herculano) 2011 

5.O Astro (Herculano) 2011

O golpista viveu em Bom Jesus do Rio Claro até que um falso amigo, Neco, aplicou-lhe um golpe que o levou à prisão. Preso, teve lições de astrologia, vidência, telepatia e mágica com Ferragus, um detento. Ao deixar a prisão, começa a ganhar dinheiro graças a esse aprendizado e exerce enorme influência sobre a família Hayalla. É um grande estrategista, um herói ambivalente, capaz de fazer amigos, como Márcio Hayalla, e inimigos, como Samir Hayalla. Envolve-se com Amanda, com quem tem um filho.

6.Salve Jorge (Theo) 2012 

6.Salve Jorge (Theo) 2012

O herói da trama. Filho de Áurea, capitão da cavalaria do Exército. Honesto, corajoso, simples, leal, ético, mas também impulsivo, sedutor e afetuoso. Namora Érica se apaixona por Morena.

7.Verdades Secretas (Alex) 2015 

7.Verdades Secretas (Alex) 2015

Dono de empresas do ramo têxtil fundadas pelo avô, um imigrante italiano. Foi casado com Pia, com quem teve dois filhos: Giovanna, de 16 anos, e Bruno, de 14 anos. Alex produz pelo menos dois desfiles por ano para apresentar novas linhas de tecido ao mercado. Tem contato com o mundo da moda, namora uma ex-modelo, Samia, mas se relaciona com modelos do “book rosa”. É assim que conhece Angel por quem se apaixona. Os dois brigam e se afastam. Para ficar próximo da modelo, ele se casa com a mãe dela, Carolina. É morto por Angel no fim da novela.

8.Velho Chico (Ernesto Costa) 2016 

8.Velho Chico (Ernesto Costa) 2016

Dono da fazenda Piatã, é inimigo da família De Sá Ribeiro na disputa política da região. Casado com Eulália, não se conforma com o preço de revenda do algodão imposto pelo rival, dá voz às mazelas do povo e ainda se nega a vender seu pedaço de terra para ele. Certo dia, ele encontra um bebê abandonado em sua plantação e leva para casa. Junto com a mulher, Rosa adota Luzia. A menina é criada por Eulália após o assassinato do capitão.

9.A Força do Querer (Caio) 2017/2020 

9.A Força do Querer (Caio) 2017/2020

Filho de Garcia, irmão de Heleninha e primo de Eugênio e Eurico. É estudante de Direito e noivo de Bibi. Quando Bibi termina o noivado para ficar com Rubinho. Caio deixa o Brasil e vai para os Estados Unidos. Depois de 15 anos, ele volta e reencontra a ex-noiva envolvida com o tráfico de drogas.

10.Carcereiros (Adriano) 2020 

10.Carcereiros (Adriano) 2020

Historiador por formação, carcereiro por profissão. Seguiu os passos do pai e nunca se deixou corromper. Pai de Lívia superou o desaparecimento da primeira mulher, a quem considera morta, e hoje vive com Janaína. Na equipe em que trabalha, é o único que ainda acredita na plena reabilitação dos presos.

Carcereiros Noite Sem Fim: fecha o ciclo da obra em 4 episódios

---