Deepfake de Tom Cruise demorou 2 meses para ser feito

Por - 09/03/21 às 09:00 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram

Chris Ume, um especialista em efeitos visuais da Bélgica, e usuário do TikTok, por trás dos vídeos falsos de Tom Cruise, falou de seu trabalho impressionante em uma nova entrevista para a revista Fortune. Ume compartilhou suas ideias sobre deepfakes e o uso potencial da tecnologia no futuro. 

“Acredito firmemente que deve haver leis que ajudem no uso responsável da inteligência artificial e dos deepfakes em geral (…) Minha intenção é clara: fazer vídeos engraçados e fazer as pessoas sorrirem. Não tenho intenção de enganar ninguém ou trapacear o sistema", justificou-se. 

Chris também disse que seus vídeos são uma oportunidade para as pessoas criticarem a mídia que consomem e que os medos da maioria das pessoas em relação aos deepfakes são exagerados. 

“Os consumidores normais não podem fazer o que eu fiz”, explicou. “Você tem que entender a qualidade do que eu fiz e do trabalho envolvido nisso”, disse.

Chris compartilhou um vídeo detalhado sobre o deepfake de Cruise, em seu canal do YouTube e revelou que havia trabalhado com um imitador do ator, para realmente acertar o efeito. 

Ele usou um software de código aberto gratuito chamado DeepFaceLab como base para seus deepfakes e então empregou um poderoso hardware de processamento gráfico para rodar um sistema de inteligência artificial que foi treinado com mais de 13.000 imagens de Tom Cruise de todos os ângulos imagináveis do ator. Chris então criou detalhes adicionais com um conjunto de dados menor, de 5.000 a 6.000 imagens adicionais do ator. O vídeo demorou dois meses para ser concluído. 

Chris Ume disse que está ansioso para ver como a tecnologia eventualmente influenciará Hollywood: 

"Isso dá a você muito mais possibilidades criativas", disse ele. “Se você tem um ator que seria incrível para um personagem, mas não se encaixa fisicamente no papel, você pode transformar o tipo de personagem, e agora ele pode interpretar esse papel. Há tantas coisas que podemos fazer com isso , disse o especialista. 

Tom Cruise fake no TikTok

Tom Cruise apareceu no TikTok! Uma conta criada na plataforma em fevereiro passado mostra o astro de Missão: Impossível em situações engraçadas que fizeram muita gente duvidar – e se assustar – se realmente se tratava dele. 

Em três vídeos subidos no perfil @deeptomcruise, o ator de 58 anos pode ser visto praticando sua tacada de golfe, caindo em uma loja, contando uma piada sobre Mikhail Gorbachev ou realizando um truque de mágica com uma moeda. 

Só que… não é Tom Cruise. Esses são deepfakes [uma técnica de inteligência artificial que permite editar vídeos falsos de pessoas que parecem ser reais] altamente habilidosos, que são fascinantes ou aterrorizantes, independentemente da tecnologia. 

Segundo a revista Hello!, o canal alcançou rapidamente 1,1 milhão de curtidas e 380.000 seguidores, bem como quase 12 milhões de visualizações em seus três vídeos, enquanto as pessoas se assustavam com a fantástica réplica de Tom. 

Se você olhar de perto, verá que não é o Tom Cruise real nos vídeos, além do nome da conta. 

De acordo com a revista Fortune, o 'trabalho' foi feito por Chris Ume, um especialista em efeitos visuais de vídeo da Bélgica. 

Ele disse à publicação: "As pessoas só precisam aprender a ser mais críticas – esse é o ponto. Eles não precisam ter medo de deepfakes, porque provavelmente já existia antes mesmo de você ouvir a palavra 'deepfake'. Você simplesmente não sabia disso.", afirmou. 

TikTok disse que não removeu os vídeos de @deeptomcruise porque eles não violavam sua política. Afirmaram que o nome de usuário da conta já havia fornecido contexto para o conteúdo ser um deepfake. No entanto, a plataforma esclareceu que 'removerá falsificações digitais que enganam os usuários ao distorcer a verdade dos eventos e causar danos ao assunto do vídeo, outras pessoas ou a sociedade'.

Tom Cruise fake cria conta do ator no TikTok e gera transtornos
Missão Impossível sofre nova pausa relacionada à Covid

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.