Dia da Mulher: Como surgiu a data que mudou a vida feminina

Por - 07/03/22 - Última Atualização: 8 março 2022

protesto de mulheres Banco de imagem / Canva

O Dia da Mulher é uma data comemorativa celebrada por todo o globo, com o intuíto de homenagear a luta feminina ao longo dos séculos, as maiores personalidades e todas as conquistas que saíram de uma batalha que todos sabemos que não é fácil.

Leia+: Filho de Faustão surge aos beijos com namorada na praia

ORIGEM

Para entendermos como o Dia Internacional da Mulher surgiu, precisamos voltar no tempo e analisar a época da Revolução Industrial. Naquele tempo, as mulheres tinham acabado de serem inseridas no ambiente de trabalho, mas claramente não com os mesmos direitos e condições de um homem.

Com 15 horas de trabalho por dia e um salário quase que inexistente, a classe operária feminina partiu para as ruas e protestou contra a realidade que enfrentavam, buscando uma igualdade que até hoje não foi totalmente atingida.

A primeira manifestação marcante aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, nos Estados Unidos. A marcha somou mais de 15 mil trabalhadoras que foram usar suas vozes para pedir melhores condições.

Leia+: Eliezer corta Jade e deixa a sister sem graça

No ano seguinte, em 1910, aconteceu a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhague, na Dinamarca e durante a reunião, que era usada para discutir sobre os direitos das mulheres, a alemã Clara Zetkin sugeriu manifestações anuais para as mulheres conquistarem seus direitos. A ideia foi aprovada e com isso nasceu o Dia Internacional das Mulheres.

O dia só se tornou oficial em 1977, quando Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu tornar colocar data no calendário mundial ,com o intuíto de reconhecer os direitos conquistados por anos de luta.

“Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje. As condições de trabalho ainda são piores para as mulheres”, explicou à BBC a socióloga e coordenadora da USP Mulheres, Eva Blay.

Leia+: Voto de Eliezer e Vinicius enterra a dupla dentro e fora da casa

EVOLUÇÃO DA DATA

Ao longo de quase um século as mulheres fizeram o possível e o impossível para ter seu lugar na sociedade como qualquer outro.

No Brasil, os movimentos contra o machismo fizeram com que as brasileiras conquistassem o direito de voto e a possibilidade de serem eleitas para cargos no Executivo e no Legislativo em 1932.

Mas é muito importante entender que nem todos os países conseguiram se modernizar, já que locais no oriente médio ainda vivem em outro tempo. Por exemplo, foi apenas em 2015 que as mulheres foram autorizadas a participar das eleições, tanto como eleitoras quanto como candidatas, na Arábia Saudita.

Leia+: Tadeu Schmidt se tornou o maior jogador do BBB22. Entenda!

ALÉM DOS DIREITOS

Os movimentos das mulheres não lutavam apenas por direitos trabalhistas e direito de voto, lutavam também pelo fim do abuso físico e psicológico dentro casa, reivindicavam a liberdade sexual e principalmente os direitos reprodutivos de corpos femininos.

RELATOS

Para entender melhor a importância da data, OFuxico conversou com uma feminista que sempre busca aprender mais e mais sobre a história de suas antepassadas, que conquistaram os direitos que ela tem hoje.

Leia+: Ed Sheeran achava que era gay

“Olha, eu nunca fui estudar essas coisas, mas depois que vi alguns documentários e li outras matérias sobre a realidade que as mulheres viviam no passado, soube reconhecer o meu privilégio e também as coisas que ainda precisam serem superadas”, começou Anna Daniela da Purificação.

“Então, quando eu começei a entender o que foi a luta das mulheres e o que o Dia das Mulheres representa, só me deu mais vontade de espalhar essa linda e difícil história por aí. Devem ter tantas mulheres que não entendem o porque o mundo é como é hoje e tenho certeza de que elas amariam aprender”, finaliza.

Acompanhe abaixo a nossa Live de ofertas do Dia Internacional da Mulher. Para conferir as melhores ofertas, CLIQUE AQUI !

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: