Eduardo Kobra assina mural no HC no Dia Mundial do Doador de Sangue

Por - 14/06/22

Eduardo KobraAlan Teixeira/Divulgação

Nesta terça-feira, 14 de junho, comemora-se o Dia Muindial do Doador de Sangue. E com a data, o artista plástico Eduardo Kobra assinou o mural batizado de “Metamorfoses”, que fez recentemente para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. 

Desde o início da pandemia, Kobra reduziu o número de trabalhos e adiou 39 dos 40 convites que tinha para pintar no Exterior. No Brasil, a maioria das obras foi relacionada à Pandemia. Além de Metamorfoses, ele entregou para o Hospital das Clínicas o mural Ciência e Fé, inaugurado no aniversário de São Paulo, 25 de janeiro.

Leia+: Eduardo Kobra inicia projeto de restauração de suas obras

Mural "Metamorfoses", de Eduardo Kobra, no Hospital das Clínicas, SP
Divulgação

“Fiz Metamorfoses pensando nas pessoas que estão doentes e precisam de esperança, fé e transformação para superar esse momento difícil”, conta o artista urbano, que acrescenta: “Ao contrário do que faço sempre, não assinei o mural ao entregá-lo. Achei para finalizar de fato a obra no dia 14 de junho, essa data tão importante, como uma forma de conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue e, claro, incentivar que as pessoas doem e se doem cada vez mais em prol de quem precisa”, disse Eduardo.

“É um gesto em meu nome, mas também dos paulistanos e brasileiros em geral para o Hospital das Clínicas de São Paulo, que faz um trabalho de excelência.  Eu mesmo, que tenho problemas graves de saúde, já fui atendido muitas vezes e acompanhei de perto a determinação de todos ali. É uma honra, um privilégio enorme poder, com o meu trabalho, retribuir tudo que esses profissionais fazem por nós com sua incrível capacidade de se doar em benefício do próximo”, afirmou.

Leia+: Eduardo Kobra leiloou painel para as vítimas da tragédia no Líbano

A OBRA

Mural "Metamorfoses", de Eduardo Kobra
Divulgação

“Metamorfoses” ocupa uma imensa parede que começa no Espaço de Convivência, no primeiro andar do Prédio dos Ambulatórios do HC de São Paulo (onde está situada a Hematologia e a Fundação Pró-Sangue, maior banco de sangue da América Latina, com 10 mil doadores por mês) e se estende até o 8º e último andar.

Segundo Kobra, o painel de 34 metros de altura por 7,5 de largura mostra borboletas que saem da água, na base do mural, e vão até o alto do prédio. Ele pintou pedras preciosas nas asas de algumas das borboletas, como uma lembrança de que cada vida é preciosa e que devemos sempre lutar para preservá-la

“Resolvi doar os dois painéis pelo fato de o HC de São Paulo ser uma instituição pública que atende a milhares de pessoas por dia. De alguma forma, acho que a arte pode inspirar, atenuar o sofrimento e dar ânimo para seguir adiante às milhares de pessoas que passam por ali todos os dias”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---