Eduardo Martini e Luis Carlos Tourinho revivem clássico do besteirol

Por - 11/10/06 às 08:41

Felipe Panfili

Há quase dez anos, Eduardo Martini encenou pela primeira vez o texto Quem Tem Medo de Itália Fausta?, destacada como um marco no besteirol.
 
A comédia escrita em 1978 por Ricardo Almeida e Miguel Magno é considerada uma das precursoras do gênero e volta a cena com Eduardo Martini e Luiz Carlos Tourinho. A dupla apresentou um esquete da peça na noite do dia 10 de outubro, no The Office Restaurant & Sport Bar, em Copacabana, na zona sul do Rio.
 
“Fiz a peça com o Miguel e o Ricardo. Quando o Ricardo morreu, o Miguel me deu os personagens. Remontei no ano passado com o Marcos Oliveira e foi um sucesso. Esta é a peça que trouxe o besteirol para o Brasil. Agora tenho planos de leva-la para o exterior. Penso em montar o espetáculo em Lisboa, Amsterdã e Alemanha”, planeja Eduardo. 
 
Luiz Carlos Tourinho conta que a dupla não teve tempo para ensaiar, mas manteve o entrosamento nos poucos minutos que antecederam a apresentação.
 
“Vamos fazer alguns esquetes, não tivemos tempo de decorar tudo, mas rolou total feedback no camarim. Somos amigos há anos, já fizemos quatro trabalhos juntos no teatro”, diz Tourinho.
 
“Independente da amizade do dia-a-dia, tenho uma grande admiração profissional por ele”, emenda Martini.

Homenagem à dama do teatro

Quem Tem Medo de Itália Fausta? foi inspirada na vida de Itália Fausta, grande dama do teatro brasileiro que, no início do século, levava as platéias de seus espetáculos às lágrimas.
 
O título da comédia remete à peça Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?, de Edward Albee, comédia de gêneros que fizeram parte da história do teatro, como a comédia de costumes, o melodrama e o teatro de revista.


×