Especial: Saiba tudo sobre a novela Guerra dos Sexos – Cenografia
Por Redação - 01/01/12 às 13:28
Cenografia e produção de arte
A equipe de cenografia estudou a fundo durante 4 meses para reproduzir, em cidade cenográfica, os dois principais ambientes da novela: a sede das lojas Charlô´s e a Vila da Mooca, zona leste de são Paulo.
Com inspiração nas grandes lojas de departamento inglesas, a fachada da Charlô´s tem aproximadamente 50 metros de extensão, com modernas e conceituais vitrines que expõem relógios, perfumes, moda masculina e feminina. São vitrais tão grandes que é possível, de fora, ver o interior da loja e vice-versa.
Ao entrar, o “cliente” já tem noção do que pode comprar. Está tudo exposto em grandes estandes organizados e separados por tipo de produto. Os materiais usados, como espelhos, cerâmicas e porcelanato, e as proporções utilizadas são reais, possibilitando gravações na parte interna da loja.
No primeiro piso, além dos estandes, está uma grande escada rolante que leva os clientes aos outros andares da loja. No mezanino, se vê o elevador privativo que leva ao andar da presidência. Por ali, os personagens principais transitarão com frequência.
Do outro lado da cidade, Nieta (Drica Moraes), Dino (Fernando Eiras), a vilã Carolina (Bianca Bin), Nenê Stallone (Daniel Boaventura), Ulisses (Eriberto Leão), Zenon (Thiago Rodrigues) e Nando (Reynaldo Gianecchini) engrossam o time dos mooquenses. Todos vizinhos na famosa Vila da Mooca.
Para a construção das casas e ruas, a equipe de cenografia visitou a vila em São Paulo e mapeou várias ruas do local. Por isso, será possível ver que cada casa possui uma calçada diferente, prevalecendo o azulejo típico da cidade com desenho de ¼ de círculo, que foi inclusive comprado em SP.
Na cidade cenográfica, a vila é fechada por um pórtico com o número 1927, para remeter à década de maior crescimento na área. Na época, fábricas e casarios para os funcionários ocupavam o local. O ar histórico do bairro foi mantido e serviu de inspiração para a reprodução de casas geminadas. A proximidade entre as casas também reforça outro aspecto importante: a ideia de comunidade, em que um vizinho participa da vida do outro, fala alto e chama o outro pela janela numa deliciosa bagunça. No asfalto, pinturas de bandeiras do Brasil e símbolos de futebol, dando a entender que por ali os moradores se uniram em uma Copa do Mundo. Mais Mooca impossível!
O clássico impera no castelo dos Alcântara
Liderada por Isabela Sá, a equipe de produção de arte vibrou quando soube que Charlô (Irene Ravache) e Otávio (Tony Ramos) seriam moradores de um castelo. Logo pensaram, portanto, em encomendar peças e objetos suntuosos, grandes, dourados e clássicos.
Na sala principal, estão dois imponentes quadros de Charlô I (Fernanda Montenegro) e Otávio I (Paulo Autran), imortalizando os personagens da versão de 1983 e prestando homenagem aos grandes atores. As pinturas foram feitas através de antigas fotos e estão posicionadas estrategicamente em cima da lareira. Para a biblioteca, todos os mil livros do ambiente foram confeccionados em couro para imprimir o tradicionalismo da mansão.
E o brasão da família Alcântara? Esse é quase um protagonista de tanto que aparece. Esculpido em metal, será visto na proteção da lareira, no portão de entrada da casa, bordado na biblioteca para esconder o cofre, e até mesmo no anel que Otávio usa.
Nos jardins, dois leões de topiaria (técnica de jardinagem que consiste em dar formas artísticas a plantas) dão boas vindas às visitas mostrando que por ali vivem duas pessoas muito austeras, quase nobres. Desenhados em isopor e moldados em resina, foram forrados com musgo e hera.
Os objetos pessoais dos moradores não ficam para trás. No esporte preferido de Charlô e Otávio, a graça fica por conta das bolsas de tacos de golfe. O dele foi produzido em couro, reforçando a postura clássica de seu dono. A dela já tem um delicioso toque retrô com palhinha e couro claro.
Tanta tradição não poderia faltar no ambiente de trabalho. As lojas Charlô’s oferecem a seus clientes lindas sacolas, em diversos tamanhos e formas, nas cores vinho e bege. A logo da marca, de forte estilo inglês, brilha em dourado.
Dentro da Charlô’s, os estandes tem uma programação visual única e específica para cada tipo de produto. Fotos e imagens indicam as diferentes seções da loja. Tudo o que está exposto foi captado durante dois meses de pesquisa para que não parecessem objetos irreais.
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