Estreia: Saiba tudo sobre Cheias de Charme, a nova novela da Globo – Figurino e Cenografia

Por - 08/04/12 às 17:26

Reprodução/TV Globo

Gravações de ‘Cheias de Charme’ no Piauí

Uma equipe com 60 pessoas, incluindo o diretor-geral Carlos Araújo e os atores Titina Medeiros, Fábio Lago e Ilva Niño, passou duas semanas gravando as primeiras cenas da novela no Piauí. “Gravamos no Delta do Parnaíba, uma região belíssima com um charme todo especial. Iniciar pelo Piauí foi importante como conceito e tom da novela”, conta o diretor.

No local, foram gravadas cenas do núcleo da família de Maria do Socorro (Titina Medeiros), a Maria do Mal. Depois de aprontar no Rio de Janeiro, o irmão Naldo (Fábio Lago) a leva de volta para sua terra natal, onde mora a mãe da dupla, dona Epifânia (Ilva Niño). Atrapalhada, Socorro causa uma grande confusão na cidade ao tentar se passar por Chayene (Cláudia Abreu), a rainha do eletroforró. Indignado, o povo vai atrás dela que, sem ter para onde correr, se joga num rio e desaparece.

Animado com o sucesso das gravações, Carlos Araújo comemora a parceria com os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira: “São dois autores muito talentosos e sensíveis. É uma alegria ser o diretor-geral de ‘Cheias de Charme’.

Figurino

Personalidade é o que define o figurino das protagonistas. Penha (Taís Araújo) é uma mulher forte, guerreira e simples. Ela gosta de saia, de salto alto e sempre está com suas medalhinhas de proteção, além de gostar de acessórios no cabelo. Sua amiga Rosário (Leandra Leal) é mais antenada no mundo pop porque seu sonho é ser uma cantora de sucesso. Suas roupas sempre têm um toque de glamour, acessórios bem coloridos e charmosos. Já Cida (Isabelle Drummond) é uma moça mais romântica, mas não tem um estilo definido porque não tem dinheiro para comprar suas roupas e herda peças usadas pela cosmopolita Isadora (Giselle Batista), filha de seus patrões.

Gogóia Sampaio, que assina o figurino de ‘Cheias de Charme’, explica que os cantores do showbizz americano foram o ponto de partida para o desenvolvimento do guarda-roupa do grupo musical formado por Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) e dos cantores Fabian (Ricardo Tozzi) e Chayene (Cláudia Abreu).

O figurino de show das três é moderno e abusa dos tecidos tecnológicos, tendo como referência cantoras do hip hopamericano, como Beyoncé.
“A Chayene é puro brilho.”

Para Chayene, Madonna e até a boneca Barbie foram inspirações.

“A Chayene é puro brilho. Ela é uma vencedora e faz questão de mostrar isso”, adianta Gogóia. As roupas da cantora são em sua maioria douradas, prateadas, cheias de penas, franjas, aplicações e texturas. Entre seus figurinos de show, há peças com luzes de LED que prometem iluminá-la nos palcos. “Inspirei-me nos peões de boiadeiro. Em ‘Explode Coração’, coloquei o Eri Johnson todo piscando com luzinhas. Fiz uma releitura disso agora com a Chayene. Baseei-me também nos modelitos com LED da cantora Fergie”, detalha.

Já o figurino do sertanejo universitário Fabian teve como base looks dos artistas internacionais Ricky Martin, Enrique Iglesias e Marc Anthony. “É uma homenagem a esses cantores. Queremos que os telespectadores queiram usar o que ele usa”, afirma a figurinista. A marca das roupas do vaidoso Fabian, assim como de Chayene, também é o brilho, mas um brilho mais discreto, além de uma modelagem justa.

“Fabian é slim. Inácio é comfort”

Inácio, sósia de Fabian, é seu oposto no quesito estilo. Ele é um rapaz prático, bonito, mas não é ligado em moda. “Ele quer conforto”, conta.

Caracterização

“Pop é o conceito que descreve o look do grupo musical formado por Rosário (Leandra Leal), Cida (Isabelle Drummond) e Penha (Taís Araújo). A maquiagem das três é moderna e colorida. Os cabelos recebem apliques de rabo de cavalo. Tudo inspirado nos clipes de grandes estrelas do cenário mundial contemporâneo”, conta o supervisor de caracterização Marcelo Dias.

Brilho. Essa é a palavra que define o visual da vilã Chayene (Cláudia Abreu). Para viver a cantora, a atriz coloca extensões nos fios para dar volume e contraste de cor e também faz babyliss. Nas mãos, unhas postiças sempre pintadas em tons cintilantes, especialmente dourado, cor mais marcante de seu visual. O rosto recebe uma maquiagem forte, cílios postiços e glitter. O lookfica completo com um piercing que, na verdade, é um strass colocado no queixo da atriz.

Fã de Chayene, a personagem Socorro (Titina Medeiros) é uma versão mal acabada de sua musa inspiradora. Seus longos cabelos são frisados, sua maquiagem é exagerada e propositalmente tosca.

Para viver os personagens sósias Fabian e Inácio, o ator Ricardo Tozzi ganhou visuais bastante diferentes. O primeiro usa lentes azuis e mechas mais claras no cabelo, que são coladas com adesivo. Já o segundo tem um visual bem básico e o cabelo em um só tom.

Bruno Mazzeo, que interpreta o empresário Tom Bastos, também tem mechas mais claras no cabelo, resultado da técnica debalayage.

Outro personagem masculino, cuja caracterização merece destaque, é Rodinei. Jayme Matarazzo ganhou cavanhaque, bigode, costeleta e raspou o cabelo com máquina quatro para viver o grafiteiro. Uma tatuagem composta de dois braceletes celtas feitas com uma tinta especial completa seu estilo.
Marcos Palmeira ostenta um bigode na pele do folgado Sandro, que lhe confere um característico ar de malandro.

 

---


×