Falcão cria movimento para mudar a bandeira do Brasil

Por - 15/06/06 às 12:38

Marcos Delfante

Sempre abusando do bom-humor e das roupas irreverentes, o cearense Falcão resolveu mudar o seu discurso para encabeçar uma nova campanha. O cantor "brega" vai criar um movimento para alterar o lema da Bandeira Nacional para: Amor, Ordem e Progresso. 

Em entrevista a Ofuxico, Falcão conta como surgiu essa idéia, que será lançada nacionalmente na próxima semana.

“O cantor Jards Macalé lançou um disco cujo título é Amor, Ordem e Progresso. Durante suas entrevistas, ele contou que este era o lema da nossa bandeira, antes de ser altera apenas para Ordem e Progresso. Achei uma idéia fascinante e comecei a pesquisar mais a respeito”.

Em suas pesquisas, o cantor descobriu que a bandeira do Brasil foi inspirada nas teorias do francês Augusto Comte, difusor do positivismo pelo mundo. O filósofo influenciou os republicanos brasileiros, que adotaram seu lema para a bandeira nacional: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim".

“Mas não sei por que cargas d’água, a palavra Amor acabou saindo da bandeira. Ela é muito mais importante do que Ordem ou Progresso! E como estamos vivendo um tempo de violência e medo na sociedade, resolvi desenvolver esta campanha. O mundo precisa de amor!”.

Em busca de parceiros, Falcão optou por uma época de patriotismo aflorado – a Copa do Mundo – para conscientizar a população. “Todos decoram suas casas, carros, escritórios, com a nossa bandeira. Esta é a época ideal para divulgar esta idéia. Sei que será difícil, mas pode ser que consigamos alcançar nossos objetivos”.

O primeiro passo será lançar as camisetas exclusivas, com o novo lema. Elas serão vendidas por um preço simbólico, e todo dinheiro arrecadado será doado para uma instituição de idosos que Falcão ajuda no interior do Ceará.

Para reforçar a campanha, o cantor também vai tentar conseguir aliados em Brasília. Uma vez que, esta é uma mudança que precisará passar por diversas etapas, inclusive, ser aprovada em votação no Congresso.

“Vamos fazer um movimento, defender a paz e diminuir a violência. Sei que é uma batalha difícil, mas se conseguirmos, seremos o primeiro país no mundo a ter a palavra amor na bandeira. Acho que este é um começo para um país, um mundo melhor”.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.