Famosos que venceram o AVC: histórias emocionantes de superação

Por - 28/07/20

Reprodução/Instagram/Montagem

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma das principais causas de óbito no Brasil e no mundo, cujo maior fator de risco é a hipertensão arterial, fazendo com que a artéria não consiga bobear todo o sangue, ou seja, quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas, como fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente, e procurar atendimento médico imediato (Fonte: site ComCiência).

Porém, apesar deste histórico, muitos famosos conseguiram vencer o AVC, e nós do OFuxico separamos algumas das histórias mais emocionantes relacionadas a ele. Confira:

Sharon Stone

Sharon Stone sobre AVC: 'Tinha 1% de chance de viver'

Em 2001, Sharon Stone teve um problema de saúde sério, quando passou por um grande susto ao ter um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ela contou em entrevista à revista Attitude que hoje se sente como uma pessoa diferente desde o problema.

"Quando você reconstrói seu cérebro, poderá fazer melhores escolhas. Quero dizer, eu até decidi disciplinar minha mente. Talvez se eu estou reconstruindo meu cérebro, é como um músculo. Talvez eu nem deva dedicar tempo a pensamentos ruins. Talvez eu não precise ter pensamentos ruins. E quando olho para mim de antes, lembro-me dela, a maior parte, não de tudo, mas lembro dela. Mas não sinto que sou ela completamente, sabe? É um tipo estranho de realidade dupla. Nós realmente escolhemos quem queremos ser em nossa vida e carreira", justifica.

"Se você está com uma dor de cabeça muito forte, precisa ir ao hospital. Eu não cheguei ao hospital até o dia três ou quatro do meu derrame. A maioria das pessoas morre. Eu tinha 1% de chance de viver quando fiz a cirurgia – e eles não saberiam por um mês se eu viveria", contou.

"[De] tentar manter a custódia do meu filho apenas funcionando – para poder voltar a trabalhar… Fiquei muito agradecida com [chefe da LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessye) agora a segunda pessoa mais rica do mundo] Bernard Arnault, que me resgatou ao me dar um contrato com a Dior. Mas tive que fazer uma nova hipoteca da minha casa. Perdi tudo o que tinha. Perdi minha vida", concluiu.

Milton Gonçalves

Milton Gonçalves ficou três meses internado após sofrer um AVC

Milton Gonçalves foi hospitalizado após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), às vésperas do Carnaval, e chegou a ficar por um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), recebendo atendimento clínico e cirúrgico endovascular.

Na sequência, depois de ter apresentado melhora em seu quadro de saúde, ele foi transferido para a unidade semi-intensiva do hospital e posteriormente para o quarto.

Atualmente, tendo respondido positivamente a todo o tratamento, Milton Gonçalves pôde voltar para sua casa, na qual segue desde então.

Ex-BBB Vovó Naná

Ex-BBB Vovó Naná afirmou sobre cinco AVCs: 'Sobreviver foi milagre'

Naiá Barros, a Vovó Naná, ex-participante do Big Brother Brasil 9, passou um grande susto em 2018, quando sofreu cinco AVCs (acidente vascular cerebral)

Ela ainda se recupera em casa, mas, em entrevista ao jornal EXTRA, fez um desabafo sobre seu estado de saúde, dizendo que considera um milagre ter sobrevivido, o que também foi dito pelo seu médico.

"Foram cinco AVCs, um atrás do outro. Fiquei dez horas no chão esperando socorro. Pensei no pior, tive medo, mas nunca me faltou fé", disse ela.

Na entrevista, a ex-BBB ainda contou que terminou um namoro por causa do ocorrido e que hoje tem sequelas, mas vive bem com a ajuda de uma bengala para andar. 

"Meu lado esquerdo do braço e da perna ficaram paralisados. Caminho com dificuldade, com uma bengala. Precisei aprender a andar em um guindaste. A fala ficou bem comprometida, estou com dificuldade de enxergar e teclar. Os médicos dizem que, pelo jeito que eu estava e fiquei, o que aconteceu comigo foi um milagre", declarou. 

Sobre o tal ex-namorado, que tinha 28 anos a menos, a ex-BBB de 72 anos garantiu que continuam amigos, mas que ele a deixou por conta do AVC.

"Ele é meu amigo agora. Depois que eu tive AVC, não quis mais namorar", contou. 

Arlindo Cruz

Arlindo Cruz está se recuperando de um AVC e voltou a falar após três anos

No dia 17 de março de 2017, Arlindo Cruz foi encontrado inconsciente em casa após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Ele foi levado às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Um dia antes, ele havia participado do musical Cartola – o Mundo é um Moinho, que estava em cartaz no Rio de Janeiro. Na data do AVC, ele teria um show em São Paulo.

Transferido para a Casa de Saúde São José, no Humaitá, bairro da Zona Sul carioca, Arlindo ficou internando por um ano e três meses no CTI. Desde então, o artista permanece em tratamento em casa, com estrutura de home care, ao lado da família.

Felizmente, Arlindo Cruz voltou a falar este ano. Em junho, seu filho, Arlindinho, compartilhou a boa nova em suas redes sociais. Arlindo havia perdido totalmente as suas capacidades de fala e movimento. De acordo com ele, as palavras ainda são poucas e as frases curtas, mas isso é um grande avanço para a saúde de Arlindo Cruz.

"Ele falou. De 8 a 12 palavras, está começando a querer formar frases. Deve estar naquela cabeça ali já uns 30 sambas para sair. Assim que ele conseguir falar tudo, se Deus permitir, tenho certeza que vai mais uns sambas da melhor qualidade", disse o filho do sambista, durante uma live.

Desde maio do ano passado, o sambista de 60 anos respira sem ajuda do equipamento de traqueostomia. O filho do cantor ainda prometeu voltar a atualizar as redes sociais do sambista com mais frequência.

"Peço que a galera fique atenta, porque vamos postar coisas novas do meu pai, que todo mundo vai ficar feliz. Quem acompanha, quem torce, vai ficar muito feliz. Ele nunca esteve tão bem", garantiu.

Desde que Arlindo Cruz recebeu alta do hospital, em junho de 2018, a família do sambista vem usando as redes sociais para mostrar fotos, gravações e dividir com os fãs a evolução do artista no tratamento.

Dolores Aveiro, mãe de Cristiano Ronaldo

Mãe de Cristiano Ronaldo já sofreu um AVC e dá dicas de saúde

Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, Dolores Aveiro, a mãe de Cristiano Ronaldo, é uma influencer aos seus 65 anos. Em março, Dolores sofreu um AVC isquêmico, e assim que soube da notícia, o jogador correu para saber mais sobre a saúde da mãe, que foi internada num hospital da Vila da Madeira.

Durante esta semana, Dolores relembrou o AVC em um novo post e falou sobre a importância de observar as mensagens que o corpo nos dá quando algo não está bem. Em uma foto onde aparece lendo um livro sobre o estado médico, ela comentou:

"Hoje dediquei a minha manhã a ler um pouco sobre o que aconteceu comigo (AVC)… Os sinais que o nosso corpo nos dá, a alertar que algo não está bem, e quais os ensinamentos que pessoas, que assim como eu tiveram um grande susto e o que precisam fazer para ter um futuro mais saudável com qualidade de vida e cheio de energia", comentou.

Dolores fez um chamado sobre ser mais atentos com a saúde:

"A saúde é o nosso bem mais precioso, e eu tenho a sorte de ter uma família que me cuida e quer o melhor para mim, e graças a Deus sigo firme e forte no meu propósito de vida: Cuidar de mim em primeiro lugar, e dar muito amor aos meus, porque isso também me alimenta, e me traz muita saúde. Cuidem-se…", escreveu.

Qual destas histórias você pode dizer que foi a mais emocionante?

---

Tags: ,