Fantástico presta homenagem a Tom Veiga, intérprete do Louro José

Por - 02/11/20

Reprodução TV Globo

O Fantástico deste domingo (1) prestou uma série de homenagens a Tom Veiga, criador e intérprete do boneco Louro José, que foi encontrado morto em sua residência.

Durante todo o programa, antes da ida e na volta de cada comercial, foram apresentados depoimentos de algumas personalidades, que também ficaram abaladas com a notícia que pegou a todos de surpresa neste dia.

Luciano Camargo: “O Brasil perdeu hoje um personagem muito inteligente. O Tom Veiga fazia aquele personagem, o Louro José, ganhar vida! Porque, a gente chegava no programa e ficava batendo papo ali, com o Louro José. Eu sempre achei de uma inteligência muito grande, com raciocínio muito rápido. Eu vou lembrar dele com essa alegria que ele sempre trazia para a gente todas as manhãs.”

Michel Teló: “O papagaio, o Louro José, só foi o Louro José porque Tom deu essa vida e esse amor a ele. Por isso que o Louro José vai estar pra sempre no nosso coração. O Tom, quando a gente se encontrava nos bastidores, ele sempre era muito carinhoso com minha família, com meus amigos. Um cara muito bacana que a gente vai sentir muita falta.”

Tony Ramos: “A gente fica assim tão sem o que dizer, a não ser ‘que pena’, que tristeza perder esse companheiro tão jovem, com tanto caminho pela frente. Espero em Deus que a família esteja assistida e principalmente, principalmente que a gente se lembre de momentos tão alegres e positivos, que através da arte do Tom, o papagaio tinha vida, e que vida! Descanse em paz Tom!”

Fábio Porchat: “Uma das lembranças que eu tenho da adolescência é dar risada com o Louro José. Eu assistia o programa e sempre achava muito curiosa aquela figura. Era um personagem tão forte que a gente até esquecia que por trás daquele boneco tinha uma pessoa, que criou aquilo tudo, que fazia a voz, que improvisava. Sempre que eu fui ao programa da Ana Maria, eu sempre fui muito bem recebido por ela e é claro, pelo Tom.”

Cesar Menotti: “Apesar de ser um boneco, o Tom trazia tanta vida para ele, que dava a impressão que o boneco Louro José e a Ana se conectavam no olhar. Parece que um olhava para o outro e já sabia o que iria acontecer. Era uma cumplicidade como de mãe e filho mesmo. Eu tenho certeza que fará muita falta.”  

Angélica: “Que notícia triste para todos nós que pudemos nos desfrutar da genialidade, do talento e do carinho do Tom Veiga como Louro José. Eu sempre pude estar junto dele ali, apresentando os programas e até quando era recebida no programa da Ana Maria. A gente já teve vários momentos juntos e ele sempre muito carinhoso, muito genial, muito talentoso. Deixo aqui todo meu carinho para o público e é uma perda enorme de um talento, não só para os adultos, mas para as crianças. E pra nós que ele fazia com que se sentisse criança.”

Padre Fábio de Melo: “Por que nós sentimos tanto a morte do Louro José? Porque não é somente a morte de um homem, o Tom Veiga, mas também a morte de uma metáfora. De um simbólico que povoou nosso imaginário. Seremos sempre gratos, aos que nos distraem dos fardos da vida adulta. Obrigado Tom Veiga! Obrigado Louro José!”

Artistas prestam homenagem a Tom Veiga

No último bloco, o Fantástico fez uma retrospectiva da carreira de Tom e Louro José, nos mais de 20 anos em que ele trabalhou ao lado de Ana Maria Braga

Deu destaque para a postagem de Ana Maria, no seu Instagram, lamentando a morte do amigo e companheiro de tantos anos: “Completamente sem chão”.

Outros artistas, muitos que tiveram oportunidade de trabalhar ao lado de Tom, também deixaram sua palavra de saudade.

Ana Furtado: “Um cara querido, doce, talentoso com quem tive o prazer e a honra de trabalhar algumas vezes.”

Patricia Poeta: “O Louro José, junto com a Ana, era a alma das manhãs da Globo. Levava muita alegria por programa. Era impossível não interagir com ele, não falar com ele ou assisti-lo sempre e dar boas risadas.”

Cissa Guimarães: “Conheci tanto. Uma alegria, uma generosidade. Sempre que chegava tinha uma palavra amiga. Eu contracenei, digamos assim, com ele nas vezes que fui convidada para fazer o mais você.”

Deborah Secco: “Pessoa muito carinhosa, amorosa e sempre muito feliz. Sempre muito família.”

Vampeta: “Ana Maria Braga, sei que ele vai fazer muita falta para você e pra nós também. Corintiano nato, obrigado pelo carinho e que ele vá para um lugar muito melhor que nós.”

Luciano Huck: “Desde sempre frequentei o Mais Você e, desde a primeira vez que eu pisei no palco, da Ana Maria, o Louro sempre me recebeu como meu irmão, por causa do perfil semelhante, né? Tinha uma relação de muito carinho com o Tom Veiga. Eu entrava e ele falava da cunhada, dos sobrinhos…então era uma relação familiar.”

Fabiana Karla: “Vai ser muito difícil acordar e não ter o lourinho nas nossas manhãs. Principalmente quero falar do amigo querido, amado, fiel, que amava os amigos. Que amava se divertir com a família e todos ao seu redor. Vai deixar muita saudade. Vai fazer muita falta esse amigo querido para todos nós. Voa lourinho! Vá com Deus Tom!”  

André Marques: “O Tom era um cara querido. Eu apresentava ele para as pessoas e dizia: ‘Ele é quem faz o Louro José’. E pessoa pedia para gravar um vídeo com ela e ele gravava.”

Leandro Hassum: “A última imagem que eu quero guardar é de você na minha casa, num churrasco, onde estava você. André Marques…as pessoas que eu gosto dentro da minha casa. Assim como é a Ana, quero estender meu beijo para a Ana. Louro, me desculpe, mas igual ao Tom você é insubstituível. Que Deus te receba com muita Luz.”

Também foram exibidas as mensagens de Fátima Bernardes, Mumuzinho, Dennis DJ e do Corinthians (seu time do coração) postadas no Instagram.

Famosos lamentam a morte de Tom Veiga, o Louro José

Morte de intérprete de Louro José abala a web

Postagem de Fátima Bernardes

Outro momento importante do Louro José foi quando Ana Maria Braga deixou a Record e veio para Globo. O personagem já existia, mas foi criado um novo boneco, especialmente para a emissora carioca. O fato ganhou até um ‘novo parto’, quando a apresentadora tirou o novo papagaio de um ovo e ele nasceu novamente, já com quatro anos de idade.

Ana Maria foi quem teve a ideia de colocar um personagem com quem pudesse interagir. À princípio pensou em um cachorro, ‘mas cachorro não fala’ lembraram a ela. Foi então que surgiu o papagaio, já que ela tinha um em casa, falava muito e se chamava José.

Depois de criado, precisava de alguém que desse vida ao boneco, e a apresentadora queria alguém que nunca tivesse trabalhado com isso, que ‘nascesse junto com o personagem’. Foram feitos testes com vários integrantes da sua produção, até que, por unanimidade Tom Veiga foi escolhido. Faltava somente convencê-lo a aceitar a empreitada. Ele não queria aparecer na televisão.

“E quem falou que você precisa aparecer”, disse Ana convencendo a viver o personagem.

Foram mostradas algumas imagens em que Tom gravou para o Memória Globo, onde contou que ficava muito nervoso no começo e que preferiu manter sua imagem no anonimato por muito tempo

“Era ótimo porque eu podia ir ao shopping, no restaurante sossegado”, contou.

O programa exibiu imagens da comemoração dos 15 anos do Louro, no Mais Você, do Arquivo Confidencial que ganhou no Domingão do Faustão e de algumas das célebres Disputas das Pegadinhas que ele fazia com Ana Maria Braga, além do último programa na sexta-feira (30)

Último programa de Tom Veiga

E para finalizar, após mostrar os gols do domingo, os tradicionais Cavalinhos do Fantástico também deram seu último adeus, quando seus intérpretes mostraram seus rostos e prestaram seus depoimentos.

Renato Spinelli: “O Louro José era uma referência para todos nós que trabalhamos com manipulação de bonecos. O Tom era um grande parceiro de profissão. Sempre muito generoso com a gente.

Quiá Rodrigues: “Os cavalinhos e o Louro tinham uma identificação muito grande. Que era o humor e arte do improviso. Sempre que a gente encontrava o Tom era com muita alegria e com muita admiração. O Tom tinha aquilo que é essencial quando se dá a vida a um boneco: a entrega incondicional ao personagem. É tom, você deixou uma marca muito forte.”

“Obrigado Louro José, meu brother!”, cavalinho do Flamengo

“É, valeu mano. É o teu Corinthians aqui”, cavalinho do Corinthians.

Cavalinhos prestam homenagem

E o programa se despediu com alguns vídeos enviados por telespectadores.

Logo de homenagem no Fantástico

Morre Tom Veiga, intérprete do Louro José

---

Tags: ,,