Fenômeno: Como manter a saúde mental após fama repentina?

Por - 22/05/21 às 05:00

TV Globo/Divulgação/Montagem

Alguns vencedores do “Big Brother Brasil” não tiveram estrutura para gerenciar bem suas carreiras, assim como os respectivos prêmios. A maioria dos vencedores perdeu todo dinheiro e voltaram à mesma condição anterior, que viviam antes da atração global.  

Igualmente acontece com muitos jogadores de futebol e artistas, que por algum motivo atingem o ápice de suas carreiras, muito rapidamente e, por algum deslize ou má gestão acabam sem ter uma estrutura emocional equilibrada, se achando o “último biscoito do pacote”, ao cometerem diversas extravagâncias.

Atualmente dois fenômenos oriundos do BBB21 conquistaram o coração dos brasileiros: Juliette Freire e Gil do Vigor. Após sair vitoriosa do reality show, a maquiadora é a nova garota propaganda da Avon. Já o economista foi contratado pela TV Globo.

Mantendo o equilíbrio mental

O psicólogo Cleo Holanda explica como manter a saúde mental equilibrada, após uma mudança drástica de pessoas anônimas que da noite para o dia, se tornaram celebridades. O que fazer para não “pirar o cabeção”?

“Geralmente o ser humano não está totalmente preparado para mudanças, e quando estas são abruptas e significativas muito menos, com isso, podemos afirmar que o novo, o desconhecido mexe com qualquer um, e quando não temos uma base estrutural saudável como família, amigos e intelectual, podemos pagar um preço alto”, iniciou ele.

Juliette Freire se diverte e lucra com a fama repentina

O profissional deu mais detalhes de sua análise:

“Ao olharmos a fama repentina de muitos atletas e artistas, podemos notar que a origem simples, e as dificuldades inúmeras enfrentadas, limitações econômicas fizeram com que o indivíduo foque em seus objetivos e não consiga se preparar adequadamente, isto é muito comum em países de terceiro mundo”, completou.

O especialista reforça a importância do “novo famoso” ter uma equipe preparada ao seu lado.

“Ao chegar à fama o indivíduo deve, urgentemente, possuir um ‘staff’ profissional que viabilize todas as condições necessárias para que o ser humano possa ter a melhor estrutura”, frisou.

Por fim, psicólogo Cleo Holanda destacou outros pontos importantes, nessa transição.

“A pessoa precisa exercer sua profissão da melhor maneira possível, sendo assim, se faz necessário um investimento na saúde mental, como uma terapia, para que ele possa buscar o autoconhecimento, e aprenda a lidar com este novo momento da melhor maneira possível, pois as demandas serão novas e por muitas vezes desafiadoras”, concluiu.

Gil do Vigor esbanja simpatia por onde passa

Saiba mais sobre a fonte

Cleo Holanda é um apaixonado pelo estudo da alma humana. Psicólogo clínico e do esporte, pós-graduado em Psicologia Positiva, Terapia Cognitiva Comportamental e Psicologia do Esporte. Dedicou-se ao estudo das patologias mentais, como: ansiedade, depressão, dependência emocional, relacionamentos abusivos, relacionamentos conjugais e outros. Conhecido por atender famosos e atletas, entre eles: a ex- paquita Ana Paula Almeida, a cantora Perlla, Any (De Férias com o Ex), Luane Dias (A Fazenda), Jonathan Couto (Família Pôncio), Réver (Atlético – MG) e Allan (Everton – Inglaterra).

O psicólogo Cleo Holanda explicou como manter a saúde mental

---

Tags: