Fogo no parquinho! As populares rivalidades entre bandas
Por Redação - 02/05/20 às 10:15
Ah, o mundo musical! Artistas de todos os cantos do planeta fazem de um dom, uma habilidade, uma paixão os seus trabalho e acabam conquistando público onde nem sequer imaginam. E a música é universal mesmo, não é? Dá para cozinhar, tomar um banho, ler um livro, estudar e fazer diversas outras coisas enquanto se ouve alguém cantar e/ou tocar, além de construir amizades e conhecer pessoas.
Porém, esse mundo também é recheado de rivalidades, até mesmo brigas, entre os colegas de trabalho. Recentemente, uma rixa criada mais pela mídia e fãs do que pelos próprios artistas voltou à tona. Em uma entrevista, Mick Jagger respondeu um comentário de Paul McCartney sobre os Beatles serem melhores que os Rolling Stones e até brincou com o fato de o grupo pelo qual ele canta ainda existir, ao contrário do adversário.
Essas guerrinhas, por incrível que pareça, são até mais comuns do que parece! É Fogo no parquinho liberado!
Confira abaixo as intrigas mais famosas dos músicos:
Oasis vs. Blur
Duas das bandas mais famosas na Inglaterra e fora dela na década de 1990, foram responsáveis por espalhar o movimento britpop. Enquanto brigavam no mercado pela primeira fila das prateleiras das lojas de discos e paradas musicais, os irmãos Gallagher e o vocalista Damon Albarn também protagonizavam comparações em tablóides e troca de indiretas; lançamentos de material no mesmo dia.
No dia 14 de agosto de 1995, por exemplo, o Blur decidiu lançar o single Country House, pertencente ao álbum The Great Escape, marcado para sair no mês de setembro, no mesmíssimo dia em que o Oasis lançaria Roll With It, single do segundo álbum, (What’s The Story?) Morning Glory, que sairia em outubro.
Além disso, os londrinos ainda decidiram colocar o preço da faixa pela metade do que seria vendido o do Oasis e terminaram vencendo essa batalha por uma vantagem de 58 mil cópias.
Nirvana vs. Guns N' Roses
Representantes de pólos diferentes no rock and roll, a briga deu início, qo que parece, quando o Nirvana recusou um convite do Guns N' Roses para saírem em turnê juntos. Certa vez, Kurt Coubain até opinou sobre a qualidade musical da banda rival em uma entrevista. "Uma porcaria de música". Tenso!
Metallica vs. Megadeth
James Hetfield, vocalista do Metallica, passou a se desentender bastante com outro integrante da banda, Dave Mustaine. Os motivos rondam problemas com drogas e álcool.
Com a situação insustentável, James expulsou Dave do grupo e assim, Mustaine colocou na cabeça que teria a sua própria banda, fundando, então, a Megadeth. Entretanto, apesar de não serem extremamente próximos, eles deixaram a lavação de roupa suja para trás e passaram a dividir backstages e tocar juntos em projetos como o Big 4, junto de Slayer e Anthrax.
The Rolling Stones vs. The Beatles
Talvez a rivalidade mais conhecida da história do rock. Na década de 1960, ambas dominaram as mais diversas paradas musicais do gêneros e disputavam a atenção do público e da mídia.
Apesar das comparações, eles possuíam suas diferenças. Os Beatles eram conhecidos como bons moços, enquanto os Rolling Stones eram vistos como rebeldes. Os Rolling Stones seguiam o caminho tradicional, deixando o experimental e psicodélico aos colegas.
Mesmo com essa lenda sobre eles, tal intriga parece mais uma diversão do que algo concreto. Existem até referências feitas entre eles em capas de discos, como a imagem dos rostos dos Beatles escondida na imagem do encarte de Their Satanic Majesties Request, enquanto na capa do Sgt. Peppers é possível encontrar uma boneca com uma roupa onde se lê Welcome The Rolling Stones (Bem-vindos Os Rolling Stones, em tradução livre).
John Lennon vs Paul McCartney
As tensões entre os Beatles foram se acumulando ao longo dos anos. Paul McCartney, que assumiu a liderança nos álbuns finais, foi visto como autoritário pelos outros – especialmente George Harrison, que via suas composições terem pouco espaço. Enquanto isso, John Lennon, após iniciar seu relacionamento com Yoko Ono, afastou-se dos colegas e os incomodou ao deixar Yoko participar de gravações.
Dessa forma, em 1970, eles se separaram, cada um seguiu seu rumo. Em carreira solo, porém, McCartney e Lennon não deixaram de trocar farpas. Na canção How Do You Sleep?, John chega a cantar em um trecho: "The only thing you done was yesterday", que pode ser traduzido como "A única coisa que você fez foi 'Yesterday'", referência ao hit Yesterday, de Paul.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.