Gal Costa: Imprensa internacional repercute a morte da cantora
Por Redação - 09/11/22 às 18:53
A morte repentina de Gal Costa, na manhã desta quarta-feira, 09 de novembro, pegou a todos de surpresa. Uma das maiores cantoras do Brasil, já deixa saudade e é homenageada por famosos, amigos e imprensa. E não é somente a imprensa brasileira: a morte de Gal repercutiu internacionalmente, virando manchete de várias publicações pelo mundo, como Itália, Paraguai, Portugal, Argentina, entre outros.
Leia+: Velório de Gal Costa será aberto ao público e enterro fechado para amigos e familiares
Veja:
ITÁLIA
Na Itália, o canal Rai falou que “mundo da música está em luto com a morte de Gal Costa”. O noticiário comentou sobre a turnê brasileira que Gal estava realizando, cantando sucessos dos anos 80.
Leia+: Gilberto Gil lamenta morte de Gal Costa: ‘Nossa irmãzinha se foi, saudade’
Já o jornal La Gazzetta del Mezzogiorno escreveu que “Gal Costa está entre as vozes mais conhecidas na música popular brasileira”.
ARGENTINA
O Clarín escreveu: “Morreu Gal Costa, “magistral cantora brasileira, com afinação perfeita e voz suave e aguda e uma das grandes figuras da MPB”.
Leia+: Gal Costa: Dez músicas imortalizadas pela cantora
ESPANHA
O El País escreveu sobre Gal Costa, citando sua “amizade íntima com Caetano Veloso e Gilberto Gil”, relembrando o sucesso feito por todos na época em que ocorreu a ditadura militar no Brasil e ainda trouxe de volta uma parte da entrevista concedida pela cantora em 2021:
“Hoje eu vejo tudo o que fiz no passado, expondo o corpo, as pernas, mexendo com tudo o que era proibido na cabeça das pessoas, pelo governo. Fiz isso com espontaneidade e uma certa ingenuidade. Eu estava espontaneamente livre. Eu vejo elegância e pureza nessas minhas imagens.”
FRANÇA
O site da rede francesa France24 escreveu: “Gal Costa tem voz cristalina e sensualidade transgressiva, o que a tornou a musa do movimento ‘Tropicalia'”. Isso além de fazer menção aos sucessos feitos por ela em parceria com Milton Nascimento, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso.
Leia+: Meu nome é Gal? Saiba o nome verdadeiro de Gal Costa
O Le Quotidien denominou Gal Costa como “a lenda da música brasileira, de voz cristalina. Musa do tropicalismo”.
PARAGUAI
No canal de notícias do Paraguai, o ABC Color, Gal foi noticiada a morte da cantora e ela foi exaltada como “uma das maiores vozes do Brasil”.
Leia+ Gal Costa posou nua em 1980 e se tornou símbolo da liberdade sexual da mulher
PORTUGAL
O jornal Expresso citou Gal Costa como “um dos grandes nomes da MPB”. Também relembrou shows da cantora em Portugal, cancelados no mês passado por causa da cirurgia pela qual a cantora passou.
EUA
Leia +: Famosos lamentam a morte de Gal Costa
O website estadunindense Pitchforkmedia afirmou: “Gal Costa é uma das principais figuras da Tropicália. Conheceu Caetano Veloso e Gilberto Gil, outras estrelas da Tropicália, durante sua juventude, e tocou com eles dois em1964. (…) Lançou Domingo, um disco colaborativo com Caetano Veloso, e Gal ainda iria tocar com os artistas no disco Tropicália ou Panis et Circensis, um ‘quem-é-quem’ da Tropicália que inclui outras figuras importantes como Tom Zé e Os Mutantes”.
O britânico The Sun publicou um videoclipe e escreveu: “Gal Costa transcendeu o movimento tropicalista brasileiro nos anos 60. Ela planejava voltar aos palcos em dezembro próximo.”
ESPANHA
O jornal El Mundo escreveu: “Gal Costa foi uma das maiores expoentes do movimento tropicalista brasileiro”, também citando o cancelamento de sous pela Europa por motivos de saúde.
Leia+: Ana Maria Braga se emociona ao noticiar a morte de Gal Costa
ARGENTINA
O jornal La Nación destacou que Gal se recuperava de uma cirurgia, cancelando assim, alguns shows. E escreveu: “Gal Costa tinha uma relação de carinho que sempre se destacava, com a Argentina.”
GAL COSTA SAI DE CENA AOS 77 ANOS
Gal Costa morreu nesta quarta-feira, 9 de novembro. A informação foi confirmada pela assessoria da artista. Gal tinha dado uma pausa em sua agenda de show, já que havia passado por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita, mas não existe nenhuma indicação que essa situação esteja ligada com a causa de sua morte.
Maria das Graças Penna Burgos nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 25 de setembro e 1945. Antes de se tornar uma das maiores vozes do Brasil, Gal trabalhava como balconista em uma loja de discos na sua cidade natal, já deixando claro o seu amor pela música.
Anos depois, graças a Dedé Gadelha, sua vizinha e amiga, conheceu Caetano Veloso, que viria a se tornar um de seus maiores parceiros, tanto na vida, quanto na música.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
O corpo da cantora Gal Costa, morta na manhã desta quarta-feira, 9 de novembro, será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo na próxima sexta-feira, 11. A cerimônia de despedida de uma das maiores vozes do Brasil será aberta ao público.
Já o enterro, de acordo com a equipe da artista, será será fechado apenas para amigos próximos e familiares. O local do sepultamento não foi divulgado.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.