Giulia Gam participa de tributo a Haroldo de Campos
Por Redação - 20/08/06 às 17:46
Como se tornou costume, desde a sua morte em 2003, artistas identificados com a obra de Haroldo de Campos realizam, anualmente, um tributo a um dos papas da poesia concretista.
Uma dessas artistas é Giulia Gam, que, na próxima semana desembarca em São Paulo, para participar do evento que acontece na Casa das Rosas, em plena coração financeiro da cidade, a avenida Paulista. Outra famosa que deverá marcar presença é Bete Coelho.
“São artistas de várias áreas que se reúnem nos saraus de poesia, assistem vídeos, enfim, que fazem questão de reverenciar a postura de Haroldo de Campos. Eu e a Bete somos as mais novas”, explica a atriz, dizendo que o tributo ao poeta começa na quarta-feira, 23 e termina no sábado, 26, data em que ela estará presente.
Quem foi Haroldo de Campos
De acordo com o site www.itaucultural.org.br, Haroldo Eurico Browne de Campos nasceu em São Paulo, capital, em 1929 e morreu em 2003. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo em 1952, mesmo ano em que fundava, com Augusto de Campos e Décio Pignatari, o Grupo Noigandres, de poesia concretista.
Em 1956 e 1957 participou do lançamento oficial da Poesia Concreta na I Exposição Nacional de Arte Concreta, no MAM/SP e no saguão do MEC/RJ. Em 1958, publicaria o Plano-Piloto Para Poesia Concreta, com Augusto de Campos e Décio Pignatari.
Nos anos seguintes trabalhou como tradutor, crítico e teórico literário, além de Professor Titular do curso de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Literatura na PUC/SP. Em 1992 foi laureado com o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária do Ano; em 1999 o Prêmio Jabuti de Poesia foi conferido para seu livro Crisantempo: No Espaço Curvo Nasce Um (1998).
Considerado o mais barroco dos concretistas, Haroldo de Campos tem sua obra poética intimamente ligada ao movimento. A crença em uma crise no verso o levou ao experimentalismo, à busca de novas formas de estruturação e sintaxe, em curtos poemas-objeto ou longos poemas em prosa.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.