GNT exibe o documentário Adoro ser Anorexica

Por - 08/12/06 às 10:47

No domingo, dia 10, o canal a cabo GNT exibe o documentário inédito: Adoro Ser Anorexica, da BBC de Londres. Com a idéia que corpos esqueléticos são sinônimo de alta auto-estima e conseqüentemente completa felicidade, adolescentes entram no movimento pró-anorexia, o considerando como um estilo de vida. 

O assinante poderá acompanhar um pouco da rotina das inglesas Katie e Lavínia, duas jovens que não poupam esforços para emagrecer e se sentem amparadas pela Internet, onde trocam experiências e informações. E elas não são as únicas. Com números e depoimentos, o filme explicita como a doença se espalha e atinge pessoas cada vez mais novas.

Um “clube de dieta” na escola, por exemplo, pode estimular crianças a comerem cada vez menos e se depararem com a anorexia. Sophie, de 11 anos, é mais uma menina que se expõe na tela e coloca no corpo desejos mais profundos. Hoje em tratamento, ela conta que queria ser sempre pequena e tinha medo de menstruar e ficar grávida. 

Mas como fazê-las enxergar os danos que a anorexia pode causar? Como mostrar que esta forma de emagrecer mata uma a cada dez pessoas? Preocupados, médicos já criaram locais especializados para o tratamento da doença e garantem que é necessário comida e terapia. As consultas devem ser também para toda família para que, restabelecido, o paciente não tenha que lidar com as mesmas pressões ao voltar para casa.

Quem ganhará esta guerra ainda é difícil de dizer, mas o documentário traz uma ampla visão do tema e mostra ao assinante a rotina de meninas que se recusam a ver a anorexia como uma desordem alimentar.

O documentário será exibido às 21h, no canal a cabo GNT

---