Harry deixa o Reino Unido sem encontrar-se com a rainha Elizabeth
Por Rita García - 05/07/21 às 04:00 - Última Atualização: 4 julho 2021
O Príncipe Harry não se reuniu nem com o pai, o Príncipe Charles, e nem com a avó, a Rainha Elizabeth II, quando viajou ao Reino Unido semana passada para a inauguração da estátua de sua mãe, a Princesa Diana.
Segundo o jornal The Sun, o duque de Sussex voou diretamente para os Estados Unidos após participar da homenagem à Lady Di no Palácio de Kensington.
A Rainha Elizabeth II não estava presente em Londres, pois se encontra atualmente no Castelo de Balmoral, na Escócia. A monarca teria retornado mais tarde naquele dia, mas o Príncipe Harry já havia partido para o aeroporto.
Veja+: Saiba quem são as crianças presentes na estátua de Lady Di
A mídia britânica especula que o duque se foi sem um encontro com a família real. A decisão de Harry voltar para os Estados Unidos sem esperar para ver a Rainha, irritou alguns fãs da realeza, que consideraram uma falta de respeito.
Outros disseram que provavelmente ele sabia que não ia poder ter um encontro com a avó e por isso decidiu partir antes.
Inauguração
Dia 1° de julho, quando a Princesa Diana completaria 60 anos se estivesse viva, uma estátua da Princesa de Gales foi inaugurada nos jardins do Palácio de Kensington, em frente de onde era a sua residência real, agora do Príncipe William.
A estátua – que foi fundida pela Castle Fine Arts Foundry no processo tradicional de ‘cera perdida’, com uma pátina de um verde azulado sobre preto – mostra Diana vestindo um cinto largo de camisa de gola aberta e uma saia, com as mãos nos ombros de um menino e uma menina.
Veja +: Saiba mais sobre os bastidores da estátua de Lady Di
Os príncipes Harry e William estiveram juntos para a inauguração, e o Duque de Cambridge compartilhou uma imagem da homenagem à mãe, no Instagram.
Como parte da homenagem à Lady Di, um trecho do poema The Measure of A Man, de Albert Schweitzer, lido em uma cerimônia para marcar o 20º aniversário de sua morte, foi esculpido no caminho em frente à sua nova escultura feita por Ian Rank-Broadley, nos jardins Sunken do Palácio de Kensington.
Uma pedra em frente à estátua está gravada com o extrato, que afirma:
“Estas são as unidades para medir o valor.
“Desta mulher como uma mulher, independentemente do seu nascimento.
“Não qual era a posição dela?
“Mas ela tinha um coração?
“Como ela desempenhou seu papel dado por Deus?”.
Veja +: John Travolta relembra dança com Lady Di: ‘Grande honra’
O Palácio de Kensington explicou que o retrato e o estilo da roupa de Diana foi baseado no ‘período final de sua vida, quando ela ganhou confiança em seu papel como embaixadora para causas humanitárias’ e a escultura visa ‘transmitir seu caráter e compaixão’.
William e Harry encomendaram a estátua em 2017 e queriam ‘reconhecer seu impacto positivo no Reino Unido e ao redor do mundo, e ajudar as gerações futuras a compreender o significado de seu lugar na história’.
Abaixo da escultura de bronze está um pedestal gravado com o nome da princesa e a data da cerimônia de inauguração.
Ainda não se sabe se os irmãos se reuniram antes ou posteriormente para conversar sobre as últimas polêmicas envolvendo os duques de Sussex.
Veja +: Príncipe Harry teve medo que Meghan tivesse mesmo destino de Lady Di
Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.