Harrison Ford perde o Oscar por causa de Herpes-Zóster
Por Rita García - 03/03/25 às 11:30

Harrison Ford, o icônico ator de “Indiana Jones”, precisou cancelar sua participação como apresentador no Oscar 2025 após ser diagnosticado com herpes-zóster. O diagnóstico ocorreu na sexta-feira (28), dois antes da premiação, e Ford se retirou na manhã de sábado (1), conforme relatado pela revista “Entertainment Weekly”.
Oscar 2025: ‘Ainda Estou Aqui’ faz história e ganha ‘Melhor Filme Internacional’
Segundo a publicação, o ator está descansando e se recuperando bem.
A herpes-zóster, também conhecida como cobreiro, é uma infecção viral causada pelo mesmo vírus da varicela (catapora), o vírus varicela-zóster. Após a recuperação da catapora, o vírus permanece inativo no sistema nervoso e pode ser reativado anos mais tarde, resultando na herpes-zóster.
A condição se manifesta como uma erupção cutânea dolorosa, geralmente em forma de faixa, com bolhas que se desenvolvem em um lado do corpo, rosto ou pescoço. Outros sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, calafrios e dor de estômago. Embora a herpes-zóster não seja fatal, pode causar complicações graves, como neuralgia pós-herpética (dor persistente após a erupção cutânea desaparecer), problemas de visão e infecções bacterianas da pele.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Recuperação e Cuidados
A recuperação da herpes-zóster geralmente leva de duas a quatro semanas. O tratamento visa aliviar a dor e o desconforto, além de prevenir complicações. Medicamentos antivirais podem ser prescritos para reduzir a gravidade e a duração da doença, especialmente se iniciados nos primeiros dias após o aparecimento da erupção cutânea. Analgésicos e compressas frias também podem ajudar a aliviar a dor e a coceira.
Apesar do diagnóstico, fãs e colegas de Ford, que é casado com a atriz Calista Flockhart, desejam uma rápida recuperação e esperam vê-lo em breve em futuros projetos.
Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.