Juíza retira acusação de homicídio culposo de Alec Baldwin. Ator chora ou ouvir decisão.
Por Redação - 12/07/24 às 19:38
A juíza que supervisiona o julgamento de Alec Baldwin por homicídio culposo interrompeu a audiência desta sexta-feira, 12 de julho. O júri foi dispensado enquanto a juíza considera uma moção da defesa do ator.
Abraçado por Hilaria, sua mulher, Alec Baldwin chorou ao ouvir o juiz retirar a acusação de homicídio culposo contra ele.
“A descoberta tardia dessas evidências durante o julgamento impediu o uso efetivo das evidências de tal forma que impactou a imparcialidade fundamental dos procedimentos”, disse a juíza Mary Marlowe Sommer, explicando, em parte, sua decisão de rejeitar o caso com preconceito.
Alec Baldwin não foi o único ator de ‘Rust’ com munição real no set
Evidências não entregues
A defesa de Baldwin solicitou o arquivamento do caso, alegando que os promotores não entregaram as evidências corretamente. No dia anterior, Marissa Poppell, uma técnica de cena de crime, testemunhou sobre um incidente ocorrido em março, após a condenação da armeira do filme “Rust”, Hannah Gutierrez Reed.
Troy Teske, um policial aposentado, entregou munição ao Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé. Ele acreditava que a munição poderia estar ligada ao caso, mas Poppell explicou que os itens foram catalogados separadamente e não foram incluídos no inventário do caso “Rust”.
Alec Baldwin está longe das drogas há 40 anos: ‘Muita dor’
Argumentos da defesa
A equipe de Baldwin argumentou que os promotores falharam em divulgar essas evidências à defesa. Em resposta, a promotora Kari Morrissey disse que a munição entregue não era compatível com as encontradas no set de “Rust” e não tinha valor probatório para o caso.
Momento incomum no tribunal
Em um ato incomum, a juíza Mary Marlowe Sommer pediu que Poppell fosse chamada de volta para discutir sobre as balas fora da presença do júri. A juíza e os advogados examinaram as balas para determinar se correspondiam às recuperadas do set.
Armeira do filme de Alec Balwain é condenada a pena máxima
Depoimentos adicionais
A juíza ordenou que testemunhas adicionais deponham antes de decidir sobre a moção de arquivamento. Poppell será interrogada pela promotoria, e outras testemunhas, incluindo o fornecedor de munição Seth Kenney e a detetive Alexandria Hancock, também serão chamadas.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Acusações contra Baldwin
O pedido de arquivamento ocorre poucos dias após o início do julgamento de Baldwin pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, em 21 de outubro de 2021, no set de “Rust”. Baldwin praticava um “cross draw” com uma arma cenográfica quando disparou acidentalmente, matando Hutchins e ferindo o diretor Joel Souza.
Declarações da promotoria e defesa
Nas declarações de abertura, os promotores alegaram que Baldwin foi imprudente e violou as “regras cardeais de segurança de armas de fogo”. A defesa culpou a armeira e o primeiro assistente de direção pela tragédia, afirmando que eles permitiram que uma bala real fosse carregada na arma cenográfica.
“Esta foi uma tragédia indizível, mas Alec Baldwin não cometeu nenhum crime. Ele era um ator, atuando, interpretando o papel de Harlan Rust”, comentou o advogado Alex Spiro.
Reviravoltas no caso
O caso tem sido marcado por reviravoltas nos promotores e questões sobre a integridade das evidências. A defesa de Baldwin tem apresentado uma série de moções tentando fazer com que a acusação seja rejeitada.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.