Isabel Fillardis estrela campanha para ajudar portadores de deficiências

Por - 15/04/06 às 13:04

Felipe Panfili

A partir do final de maio, Isabel Fillardis vai estrelar a campanha A Força Do Bem Pelas Pessoas Deficientes, encabeçada pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) e que visa cadastrar, virtualmente ou por telefone, gratuitamente, todos os portadores de deficiências do país.

A atriz tem um motivo especial para estar na linha de frente desse movimento: seu filho Jamal Anuar, que em maio completa quatro anos, sofre da Síndrome de West.

“Em síntese, a Síndrome de West causa espasmos, ou seja, crises epiléticas, que afetam o desenvolvimento psíquico e motor e, se não for tratada, pode levar a pessoa a ter uma vida vegetativa. Quero deixar claro que o Amal não está curado. O problema do meu filho está estabilizado. E, se o tratamento não for contínuo, as crises epiléticas voltam. Enfim, é uma questão que precisa ser atacada desde a infância. Por isso, acho justo dar essa minha contribuição”, explica Isabel Fillardis.

A atriz diz que, além da CNBB, a campanha contará com outros parceiros. Mas, que por ainda não estarem todos fechados, é precoce divulgar nomes. Ela cita que A Força Do Bem Pelas Pessoas Deficientes contará com a assessoria da Rede Sarah Kubistchek, hospital público que é referência no tratamento de distúrbios motores.

“A partir de um cadastro nacional, vamos fazer valer as leis que já beneficiam essas pessoas e os direitos que elas ainda não possuem, vamos correr atrás, procurando políticos para apoiar a nossa causa. Muitas mães não têm condições de fazer o tratamento que a criança precisa porque, além da medicação, o portador da Síndrome de West, por exemplo, necessita de atendimento de fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Em muitos casos, nos estados onde moram não dispõem desses atendimentos. Isso tudo o cadastro vai mostrar. E só de contar com a força da CNBB, que engloba todas as igrejas católicas, dá um grande ânimo de que estamos no caminho certo”.   

 

---