JK: Juscelino tem infância difícil

Por - 26/12/05 às 12:02

Divulgação/TV Globo

No dia 3 de janeiro, a Globo estréia em sua programação, a minissérie JK, logo após a novela Belíssima. Escrita por Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira e dirigida por Dennis Carvalho, a trama terá capítulos especiais com duração prolongada, na primeira semana.

No primeiro capítulo, serão mostradas cenas do nascimento de Juscelino e ainda da morte de João César, pai do rapaz.

Na história, a professora Júlia Kubitschek (Júlia Lemmertz) entra em trabalho de parto e, com a ajuda de Augusta Generosa (Aruana Zambi), dá à luz ao menino Juscelino.

João César (Fabio Assunção), caixeiro-viajante e violeiro, está trabalhando, quando recebe a notícia e anuncia numa profética gargalhada: "Nasceu o futuro presidente do Brasil".

Ele, no entanto, não teve muito tempo para conhecer o filho, já que, dois anos mais tarde, morreu vítima de tuberculose.

A despedida coincide com o casamento de Joaquim (Ilya São Paulo) e Celeste (Maria Manoela), comemoração que teria a música de João César. Isolado em uma pequena casa do médico da família, o caixeiro-viajante não consegue ir aos festejos, mas os noivos e Júlia levam parte da alegria até ele que, pouco depois, falece.

O filho Juscelino (Vinicius Moreno) e Naná (Raquel Bonfante), a filha mais velha, observam de longe e ganham do violeiro um inesquecível sorriso de despedida.

Trabalhando como professora, Júlia ganha pouco para sustentar a família e vê-se obrigada a mudar para uma pequena casa perto da escola. Ela dá aula para as crianças da cidade e também aos filhos. É sentado em uma das carteiras que Nonô (Vinicius Barcellos) vê Amália (Rhani Seda) pela primeira vez, seu primeiro grande amor.

A inocente aproximação ganha força nas aulas de catecismo comandadas por Tia Maria (Cassia Kiss). Durante as aulas, na igreja de Diamantina, em Minas Gerais, os dois compartilham histórias enquanto se preparam para a Primeira Comunhão.

Chegado o dia da Eucaristia, Juscelino reza fervorosamente para Nossa Senhora da Luz, pedindo um carneirinho que tanto almeja. Quando deixa a igreja, ele recebe os cumprimentos dos familiares e uma senhora lhe oferece um presente. Juscelino ri e desenha o carneiro no chão, com a ponta dos pés. O milagre foi concedido.
 
Após alguns anos, as necessidades financeiras fazem-no despertar para o trabalho. Sem conseguir serviço após um dia inteiro de procura, JK diz à mãe que deseja ser doutor. Para isso, é preciso que ele ingresse no seminário, mas Júlia não tem dinheiro para pagar as mensalidades.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.