Jogos Invictus: Como funciona o evento criado pelo Príncipe Harry?

Por - 18/09/23 às 13:13

Meghan Markle e Príncipe Harry nos Invictus GamesGrosby Group

Recentemente, aconteceu mais uma edição dos Invictus Games, ou Jogos Invictus em português, evento criado por Príncipe Harry em 2014.

Como era de se esperar, o Duque de Sussex marcou presença no evento acompanhado pela esposa Meghan Markle. Os jogos são um torneio esportivo internacional, destinado a veteranos militares que sofreram ferimentos, mutilações ou adoeceram durante o cumprimento de seu dever.

Esses verdadeiros heróis, muitas vezes desconhecidos, demonstraram uma extraordinária resiliência ao superar desafios inimagináveis para participar desta competição de alcance mundial.

História

A inspiração surgiu a partir da visita do Príncipe Harry aos Warrior Games nos Estados Unidos em 2013, onde ele testemunhou a capacidade do esporte em ajudar tanto psicologicamente quanto fisicamente.

A estreia dos Jogos Invictus ocorreu em 6 de março de 2014, na Arena Copper Box, em Londres, Inglaterra. Depois de testemunhar a participação de uma equipe britânica nos Jogos dos Guerreiros (Warrior Games) nos Estados Unidos, o Príncipe Harry sentiu o desejo de introduzir um evento esportivo internacional semelhante no Reino Unido.

Contando com o apoio do então Prefeito de Londres, Boris Johnson, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres e do Ministério da Defesa, a realização do evento foi coordenada ao longo de um período de dez meses.

Príncipe Harry e Meghan Markle curtiram Invictus Games abraçadinhos
Príncipe Harry e Meghan Markle curtiram Invictus Games abraçadinhos – Foto: Grosby Group

O projeto recebeu um financiamento de 500 mil libras, o que equivale a mais de três milhões de reais, do Fundo Endeavour, uma iniciativa da Fundação Real que o Duque de Sussex havia estabelecido especialmente para apoiar a recuperação de veteranos. Além disso, o evento contou com o patrocínio da Jaguar Land Rover.

Em seu discurso inaugural, Harry enfatizou que os Jogos seriam uma demonstração do poder do esporte em inspirar a recuperação, promover a reabilitação e evidenciar a vida além da deficiência. Ele também ressaltou o objetivo de longo prazo de assegurar que os militares feridos não fossem negligenciados à medida que o envolvimento do Reino Unido na Guerra no Afeganistão chegasse ao fim.

Cerca de 300 competidores de 13 países que haviam lutado ao lado do Reino Unido em campanhas militares recentes participaram.

Edições seguintes

  • 2016 – Orlando, Estados Unidos
  • 2017 – Toronto, Canadá
  • 2018 – Sydney, Australia
  • 2020 – Haia, Holanda (por conta da pandemia do Covid-19, o evento foi adiado para 2021 e posteriormente para 2022)
  • 2023 – Düsseldorf, Alemanha

Série documental

Além disso, Harry e Meghan também produziram uma série documental intitulada “Heart of Invictus”, que estreou no dia 30 de agosto, na Netflix.

A produção mostra os bastidores do evento e relatos reais dos competidores. “Os Jogos não se concentram na causa da lesão, mas realmente na recuperação e em como fazer parte de uma comunidade novamente. Todo mundo vai enfrentar dificuldades em algum momento”, disse Harry em trecho da série.

Próxima edição

A próxima edição dos Invictus Games está prevista para acontecer em fevereiro de 2025 em Vancouver e Whistler, no Canadá, e será a primeira edição a apresentar jogos de inverno.

---

Tags:


×