Juliana Lohmann se despe da vaidade para personagem em Joia Rara

Por - 27/07/13 às 09:00

Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Se desprender da vaidade que reina no universo feminino pode ser uma missão impossível para muitas mulheres. No caso de Juliana Lohmann, a história é outra. Em Joia Rara, próxima novela das seis da Globo, ela entra em cena com uma caracterização, no mínimo, surpreendente para interpretar Belmira, uma jovem que pensa em ser freira e não tem o hábito de se cuidar.

"A personagem tem 'monocelha', não usa maquiagem. Ainda veste roupas muito caretas e com volume para ficar mais gordinha", revela.

Para completar, Belmira faz parte do núcleo do cabaré, cenário que conta com um time de beldades, interpretadas por Letícia Spiller, Giovanna Ewbank e Mariana Ximenes, entre outras.

"A família dela é dona de um cabaré e lá tem as coristas, que são lindíssimas. Enquanto isso, a Belmira vai estar sempre lendo um livro e em outro mundo que não é o presente", adianta.  

Para a composição da personagem, Juliana se aproveita de algumas lembranças da infância, já que sempre estudou em colégio católico.

"Todo dia, um aluno levava uma santinha para casa e a família rezava. Adorava esse mundo religioso", relembra a atriz, que está também lendo vários livros relacionados à religião.

Além disso, dar vida ao "patinho feio" da trama faz Juliana buscar referências em seu próprio passado.

"Sempre fui muito magrinha quando era pequena. Estou resgatando essa época em que me sentia estranha", conta.  

Juliana aproveita a oportunidade de contracenar com grandes nomes da televisão para aprender cada vez mais. Especialmente com Rosi Campos e Marcos Caruso, que interpretam os pais de Belmira.

"Eu fico caladinha para ouvir tudo que eles têm a me dizer", elogia.

Sob a direção-geral de Amora Mautner, a improvisação vai ser uma característica marcante do próximo folhetim das seis. Algo que instiga ainda mais a atriz.

"É muito bom porque a arte é viva. Não fica monótono e não tem perigo de cair na chatice", vibra.                    

Aos 23 anos, Juliana estreou cedo na televisão, na temporada de 2001 de Malhação. De lá para cá, coleciona personagens como a Pandora de O Beijo do Vampiro, de 2002, e a Teca de Começar de Novo, de 2004. Após 10 anos de sua estreia, atuou novamente na novela teen.

"Foi muito legal voltar para Malhação com outro personagem. Reencontrei profissionais que me viram criança. É um produto leve e gostoso de fazer", avalia ela, que fez testes para seu novo papel em Joia Rara.                               

Foi com o seu lado atriz que Juliana acredita ter entendido um pouco mais sobre a arte. Prova disso é que, quando não está atuando, gosta de escrever. Seu projeto futuro, inclusive, é montar uma peça de teatro com mais três amigas.

"Estamos começando o texto agora. Quero estar no palco também porque não tive muito isso na minha vida", revela.
 

---