Justiça de São Paulo mantém a prisão do Galã do Tinder. Entenda o caso!

Por - 01/08/23 às 11:55

Galã do TinderA prisão do Galã do Tinder foi mantida por unanimidade - Foto: Reprodução/ Tinder

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou, por unanimidade, o recurso da defesa de Renan Augusto Gomes, o “Galã do Tinder”. A condenação do réu, que está preso desde setembro do ano passado, foi mantida.

Renan ficou conhecido por aplicar golpes em aplicativos de relacionamento. Ele foi sentenciado a quatro anos e seis meses de prisão em fevereiro deste ano, em regime inicial fechado, pela prática de delito de estelionato.

A condenação de estelionato sentimental ocorre quando a vítima é induzida ao erro por uma promessa falsa de relação afetiva ou com base no estabelecimento de confiança de um possível vínculo amoroso.

De acordo com a promotora de Justiça Érika Pucci da Costa Leal, a hipótese se adequa ao que se convencionou chamar de estelionato sentimental, caracterizado pelo induzimento da vítima em erro mediante o emprego de meio fraudulento consistente em promessa de relação afetiva ou com base em relação de confiança fundada em falso vínculo amoroso, para obtenção de bens ou valores em proveito próprio ou alheio.

Estabelecida a relação de confiança, o réu apresenta à vítima falsas situações que demandam dela o aporte de valores ou bens.

O QUE DIZ A DEFESA DO GALÃ DO TINDER

A defesa do réu, por sua vez, tentou transformar a sentença em apenas uma dívida cível com as vítimas, o que não foi aceito pela 8ª Câmara do Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo. “Nas contrarrazões de recurso, Érika ressaltou todas as provas que indicavam a presença do elemento subjetivo do tipo (dolo) e que impediriam o acolhimento da tese defensiva de que os fatos apenas se enquadrariam como uma dívida cível.”

Renan foi preso em setembro do ano passado, na região de Pirituba, Zona Norte da capital paulista. A prisão ocorreu durante uma operação conjunta entre a Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de São Bernardo do Campo e Ministério Público.

As investigações apontaram que Renan tinha diversos perfis em redes de relacionamento, e se identificava como Augusto Keller. Após conhecer as mulheres, todas de classe média alta, ele assumia namoro e chegava até a conhecer os familiares. Com o tempo, ele passava a pedir dinheiro emprestado alegando problemas com a receita ou com os bancos, e depois desaparecia deixando as vítimas com dívidas.

QUEM É O GALÃ DO TINDER

Um empresário descendente de alemães, órfão, que estava em busca de um namoro sério. Era assim que Renan Augusto Gomes, de 36 anos, mais conhecido como o “Galã do Tinder”, se apresentava no momento em que abordava seus alvos em redes de relacionamento, segundo a investigação da Polícia Civil.

Uma mulher de São Bernardo denunciou Renan depois que ele se envolveu amorosamente com ela e, após pedir quantias que somaram R$ 150 mil, sumiu.

Segundo as investigações, ele teria aplicado golpes em pelo menos mais cinco vítimas, sendo que uma delas relatou ter tido prejuízos superiores a R$ 500 mil depois que emprestou o dinheiro a ele mediante a promessa de participação em uma sociedade em uma loja de celulares que nunca existiu.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino