Klara Castanho vence processo contra Antônia Fontenelle
Por Esther Rocha - 24/06/23 às 14:30
Em uma atualização no processo judicial envolvendo Klara Castanho, 21 anos, e Antônia Fontenelle, a justiça definiu que a Antonia deverá pagar a Klara R$ 50 mil por danos morais. A informação foi divulgada por Ancelmo Gois, colunista de O Globo.
Fontenelle, notória youtuber e apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi acusada de divulgar e criticar a atriz por entregar para adoção uma criança nascida de um estupro, um ato que Castanho havia preferido manter privado.
O caso, que se originou de um comentário de Fontenelle nas redes sociais, apenas se tornou público nos últimos meses, quando Castanho decidiu falar abertamente sobre o assunto na mídia.
A decisão recente foi decretada pela juíza Flávia Viveiro de Castro, da 2ª Vara Cível da Barra, mas ainda há possibilidade de recurso. Segundo relatos, Castanho foi emocionalmente afetada durante a audiência, chorando copiosamente enquanto a transmissão ao vivo de Fontenelle era reproduzida.
A sentença se baseou não apenas na transmissão ao vivo, mas também no ataque aos princípios de dignidade humana.
Em resposta à sentença, o advogado de Antonia Fontenelle, Carlos Melo, expressou descontentamento e prometeu recorrer. “Pretendemos solicitar esclarecimentos à distinta magistrada, visando corrigir qualquer obscuridade, omissão ou contradição na decisão em questão”, afirmou Melo.
ENTENDA O PROCESSO
- Klara Castanho, de 21 anos, entrou com uma queixa-crime contra o jornalista Leo Dias, a apresentadora Antonia Fontenelle, 50, e a youtuber Adriana Kappaz, conhecida como Dri Paz, pelos crimes de difamação, calúnia e injúria.
- O processo foi ajuizado pelo TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).
- No processo a atriz alega que Leo Dias, Antonia Fontenelle e Dri Paz inventaram mentiras sobre a sua gravide com notícias publicadas na internet e viralizada. A atriz contou ainda que tudo o que foi publicado sobre o estupro sofrido e a gravidez a fez se sentir humilhada e disparou o gatilho para uma depressão.
- Na época, Leo Dias declarou que Klara teria um “carma grande” pois teria feito uma “maldade”. Fontenelle acusou Klara Castanho dizendo que ela “desovou a criança ao acaso”.
- Após a repercussão do caso, Klara declarou em suas redes sociais que fez uma entrega voluntária para adoção após engravidar em decorrência de uma violência sexual.
- Passados alguns dias Antonia Fontenelle falou sobre o caso em uma transmissão ao vivo em seu canal do Youtube. A ex-mulher de Marcos Paulo reprovou duramente a atitude da atriz, mas não citou nomes, disse que se tratava de uma atriz da Globo. Ela acusou a atriz afirmando que a criança foi “jogada fora”.
“Essa menina engravidou, escondeu a gravidez, inclusive trabalhou durante a gravidez, pariu o filho dela e segundo as informações que ele [Leo Dias] tem, pediu para o hospital apagar a entrada dela no hospital e [disse] que nem queria ver o filho. Mandou dar o filho: ‘Tira, quero nem ver'”, disparou.
- Fontenelle seguiu falando sobre o caso repetindo as informações publicadas pelo jornalista Leo Dias: “Ela chorou, disse que se mataria se a notícia vazasse e que isso aí aconteceu porque foi vítima de um estupro. A religião dela não permite que ela abortasse, mas a religião dela permite que ela tenha uma criança e fale: ‘Não quero saber, não quero ver, tira de mim'”, afirmou.
“Se é vítima de um estupro, por que no dia seguinte não foi lá tomar providências pra não deixar virar um feto, pra não virar um aborto, uma vez que é contra o aborto?”, acusou.
- Antonia Fontenelle voltou a atacar Klara Castanho após a atriz publicar uma carta revelando o ocorrido e lamentando ataques que vinha recebendo: “Parir uma criança e não querer ver e mandar desovar para o acaso é crime, sim, só acha bonitinho essa história de adoção quem nunca foi em um abrigo, ademais quando se trata de uma criança negra. O nome disso é abandono de incapaz”, criticou.
- Antonia seguiu com os ataques e disse não entender “por que estão revoltadinhos” com ela por “ter tido a coragem de mencionar uma história” e definiu a atitude de Klara como “monstruosa”.
- No final Fontenelle disse que ficou sabendo da história por Leo Dias e que, caso alguém quisesse culpar alguém pelo vazamento da notícia, que esse alguém deveria ser o jornalista.
“Se eu soube disso, foi através dele [Leo Dias], agora cobrem dele, e se ele não quer falar, também é um direito dele. Se a história procede do jeito que chegou até mim, só posso dizer uma coisa, alguém tem que responder por isso, e esse alguém não sou eu”, justificou.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.