Laura Cardoso: ‘O Brasil está morrendo’

Por - 23/02/18

Divulgação/TV Globo/Estevam Avellar

Encantamento. Não há outra palavra que descreva a sensação de estar ao lado de Laura Cardoso. A brilhante atriz de 90 anos surpreende pela vitalidade na pele de Caetana, prostituta que interpreta em O Outro Lado do Paraíso, novela exibida na Globo na faixa das 21h. A atriz recebeu a Imprensa num dos intervalos de gravação da trama de Walcyr Carrasco, nos Estúdios Globo, na Zona Oeste carioca é, entre diversos assuntos, deixou uma bela lição.

"O saber é um presente, ninguém tira de você. Eu amo ler, é o que mais faço quando não estou trabalhando".

Confira mais um pouco da sabedoria de Laura Cardoso:

OFuxico: A Senhora entrou na novela para fazer uma participação, e ficou…

Laura Cardoso: Achei que faria uns 25 capítulos e a personagem iria embora, mas tive a sorte do Walcyr, do público e todos os diretores gostarem. Foi um presente. Trabalho, pra mim, é vida.

OF: E, aos 90 anos, vestindo roupas ousadas, maquiagem pesada, como se sente?

LC: Esse figurino eu curto pra personagem. Trabalho desse os 15 anos pintando a cara então quando posso, fico de cara limpa. Respeito demais maquiagem e cabelo, mudam seu sorriso, seu olhar, admiro muito.

OF: Qual o seu segredo para uma profissão tão longeva?

LC: Sou muito observadora e adoro ficar entre as pessoas observando gestos, vida. Isso da bagagem pra perceber o que os colegas estão fazendo.

OF: Caetana e Laurinda (nome verdadeiro da atriz) tem algo em comum?

LC: Meu  sentido de liberdade é muito grande, em todos os sentidos.

OF: Qual personagem ainda sonha em interpretar?

LC: Um personagem é sempre um presente do autor. Seja ele qual for.

OF: O Outro Lado do Paraíso tem um elenco incrível de veteranos. Esta semana tivemos a participação da Ilva Niño numa cena linda. Como é essa integração de vocês com os mais jovens?

LC: A Ilva Niño me surpreendeu. Ela merece um prêmio pela cena. A juventude precisa da experiência dos veteranos, mas os veteranos também precisam aprender com a juventude. Há uma troca. Eu amo a juventude. Sou fissurada em gente jovem.

OF: Essa juventude é a esperança de um país melhor?

LC: O Brasil está morrendo. Fizeram e ainda estão fazendo tanto mal a esse país abençoado… a nossa terra é santa, você joga um grão e ele floresce. Estou muito triste com essa gente chamada política. É lógico que tem excessões, mas muitos merecem um uniforme com o número 171, devia ir pro paredão, ia dar uma limpada geral. É muita safadeza, muito roubo. Esquecem que tem adolescente com fome, frio, vontade de ir a escola. Saúde e educação são muito importante. Quero que os políticos morram. O saber é um presente, ninguém tira de você. 

OF: A senhora votou nas últimas eleições? Votará na próxima?

LC: Votei em todas, mesmo não tens mais a obrigatoriedade há muito tempo.  Mas não sei se vou nas próximas. Não sei. Em quem votar? Nunca fui fã da política. Mas existe gente legal, que quer ser um brasileiro. Mas de  um tempo pra cá, é assalto à mão armada. Roubam descaradamente. 

OF: O que fazer, então?

LC: A gente não deve perder a esperança  mas está difícil. Temos que acreditar, mas em que? O teatro não é apoiado, o cinema, o circo. 

OF: Como a senhora vê a figura feminina nesse panorama?

LC: A mulher ainda está lutando pra ser respeitada e não ser um objeto. A gente passa a vida tentando conquistar. 

OF: O que pensa sobre a legalização do aborto?

LC: Sou a favor da legalização do aborto. Por que fazer escondido? Muita mulher morre porque vai na vizinha. 

OF: O que a senhora gosta de fazer nas horas vagas?

LC: Gosto de ler, amo a leitura desde pequena. Amo teatro e gosto muito de ver documentários. Ler me preenche.

OF: Laura Cardoso tem algum defeito?

LC: Eu sou indisciplinada pra dormir e pra comer!

---