Madri, exclusivo: Domingo Legal entrevista Paulo Coelho

Por - 08/10/06 às 12:50

Reprodução

Em fase de lançamento de seu novo livro, A Bruxa de Portobello, o escritor Paulo Coelho estará neste domingo conversando com Gugu Liberato sobre sua vida, seus livros, seu modo de vida e todas as experiências vividas em seus 59 anos.

A entrevista para Gugu foi gravada há duas semanas, na cidade de Madri, Espanha. Numa conversa franca, o escritor relembrou seus tempos de rebeldia na juventude, falou dos ensinamentos do Caminho de Santiago de Compostela, de sua maneira de encarar Deus, dos desafios, de seu carinho pelo leitor e ainda mandou uma mensagem especial aos leitores brasileiros.

Paulo Coelho e Gugu se conheceram em Lourdes, na Franca, quando o apresentador viajou com sua família, e foi recebido pelo escritor em sua casa. Ali começou uma amizade cultivada à distância por ambas as partes. “Não posso dizer que somos íntimos, mas o contato que tive com Paulo Coelho foi muito especial, pois aconteceu num momento em que eu viajava com meus pais e minha irmã Aparecida, para um lugar que tem uma energia e uma espiritualidade muito fortes. Havíamos apenas trocado alguns e-mails, mas as nossas conversas sempre foram muito agradáveis e sempre nortedas com palavras de muito carinho, amizade e espiritualidade por parte do Paulo. Há tempos tentávamos combinar uma entrevista, mas a agenda dele é uma coisa absurda. Ele consegue a façanha de estar em vários pontos do mundo, em uma única semana. Mas, desta vez, felizmente, tudo conspirou a favor e conseguimos realizar algo muito especial que, com certeza, vai tocar o coração dos telespectadores do meu programa”, conta Gugu.

Paulo Coelho relembrou ainda a longa viagem que realizou este ano pela ferrovia Transiberiana, a maior do mundo. A viagem seguiu um estilo de viajar que é destinada a chefes de estado como Kim Jong-Il, da Coréia do Norte, ou sábios como Aleksandr Solzhenitsyn. A cada parada, Coelho relembrou que era recebido de forma calorosa por seu fãs russos, que são inúmeros.

 

Um pop star das letras

Multidões se deslocavam a cada estação da Ferrovia Transiberiana para ver o autor em sua viagem rumo a Vladivostok. A emoção tomava conta do escritor ao ver que pessoas acenavam, pediam autógrafos e, às vezes, até choravam, emocionados ao vê-lo aparecer na janela do trem.

Acompanhando as rádios, emissoras de televisão e jornais locais, é fácil confirmar que os livros filosóficos e escritos com uma linguagem simples e acessível conquistaram os russos que adoram refletir sobre assuntos espirituais em conversas noturnas que acontecem ao redor volta de suas mesa, durante o jantar.
Além do blog, criado por Paulo Coelho para informar sua infinita legião de fãs, a imprensa de todo o país mantinha os faz informados sobre todo o seu roteiro da viagem, nem mesmo detalhes sobre a rotina diária do brasileiro ou de sua dieta, eram esquecidos pelos jornalistas.

A calorosa e inesperada recepção surpreendeu Coelho, que já vendeu mais de 75 milhões de livros.

“Esta peregrinação me deu esperança de que a arte pode criar uma ponte entre as pessoas", afirmou Coelho no final da viagem.
 

Emoções sobre os trilhos

O autor de livros como Diário de um Mago, O Alquimista e As Valkyrias viajou em dois vagões privativos com salas de estar e até dois chefes de cozinha pessoais para preparar suas refeições. Segundo uma de suas assessoras, ele gosta de consumir ervas frescas, frutas e suco de laranja no café da manhã. Prefere comida simples como sanduíche de queijo.

A viagem pela Transiberiana foi feita para marcar o aniversário de 20 anos sua primeira peregrinação a Santiago de Compostela, feita em 1986, quando se inspirou a escrever O Diário de um Mago.

O autor de livros como Diário de um Mago, O Alquimista e As Valkyrias viajou em dois vagões privativos com salas de estar e até dois chefes de cozinha pessoais para preparar suas refeições. Segundo uma de suas assessoras, ele gosta de consumir ervas frescas, frutas e suco de laranja no café da manhã. Prefere comida simples como sanduíche de queijo.A viagem pela Transiberiana foi feita para marcar o aniversário de 20 anos sua primeira peregrinação a Santiago de Compostela, feita em 1986, quando se inspirou a escrever O Diário de um Mago.

Paulo Coelho iniciou sua viagem pela Rússia, depois de visitar a Tunísia, Itália, Bulgária e Ucrânia. Pela ferrovia, percorreu 9.200 quilômetros, cruzando de Moscou a Vladivosto.

Um detalhe interessante: durante essa viagem, quando estava próximo a Yekaterinburg, Paulo Coelho fez um tour por todo o trem, empenhado em olhar todos os passageiros nos olhos.

O autor de livros como Diário de um Mago, O Alquimista e As Valkyrias viajou em dois vagões privativos, com salas de estar e até dois chefes de cozinha pessoais para preparar suas refeições.

 

Recebido pelo presidente russo

No final da viagem, o Presidente Vladimir Putin recebeu o escritor brasileiro em sua residência de campo . Durante o encontro, Paulo falou da emoção da viagem  e Putin apontou que as similaridades entre brasileiros e russos podem ser o motivo pelo qual os livros do escritor fazem tanto sucesso em seu país.
“Apesar da enorme distância entre a Rússia e o Brasil, há provavelmente algo na alma dos russos e dos brasileiros que nos une, é por isso que as coisas que você escreve, ou melhor, a forma como escreve, falam direto ao coração de um russo,” disse Putin na ocasição.

Coelho fez questão de contar ao presidente que, quando chegou diante do lago Baikal, na Sibéria, o lago de água doce mais profundo do mundo, sentiu que tinha que mergulhar, apesar da baixa temperatura do dia. Os termômetros marcavam 4ºC.

O presidente Putin também revelou ser leitor dos livros de Coelho inclusive O Alquimista e O Manual do Guerreiro da Luz: Um Manual.

A entrevista de Gugu com Paulo Coelho irá ao ar neste domingo, dia 8, a partir das 17h, no Domingo Legal, SBT.

---


×