Maria Maya estréia peça no Rio de Janeiro

Por - 14/10/06

Felipe Panfili

Em um enorme bunner colocado na entrada do Teatro Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea, zona sul carioca, aparece em primeiro plano: Maria Maya produz e atua em Não existem níveis seguros para consumo destas substâncias. É exatamente para esse cartaz que Wolf Maya e Cininha de Paula, pais da atriz, apontam para dizer do orgulho que sentem da filha.

“Como homem de teatro fico orgulhoso de ver um grupo de jovens pensando e dizendo de uma forma nova, as coisas que são colocadas nesse texto. E, como pai, mais ainda, por a minha filha fazer parte dessa juventude, atuando e produzindo. Aliás, acho que a Maria já nasceu produtora, porque a mãe dela trabalhou até o nono mês de gravidez, até o segundo ato de uma peça de Górki”, recorda o paizão Wolf Maya.

Cininha de Paula olha para o grande cartaz que anuncia a peça escrita por Daniela Pereira de Carvalho e encenada pela Imprecisa Companhia e revela o que a deixou mais emocionada na sexta-feira, 13, noite de estréia de Não existem níveis seguros para consumo destas substâncias.

“É o nome dela aparecer dessa forma, apresentando um trabalho no qual ela acredita e foi à luta para viabilizá-lo. Isso é um legado meu e do pai dela. A Maria só tem 25 anos e com essa idade, quando normalmente poderia estar com outras preocupações, está aí fazendo parte de uma geração, que tem como primordial o teatro”, diz Cininha.

A mãe de Maria Maya cita os nomes dos espetáculos nos ela e Wolf atuavam quando a filha nasceu.

“Eu fazia Os Pequenos Burgueses, de Máximo Górki, e Wolf estava no Longa Jornada Noite Adentro, de Eugene O’Neill. É mesmo uma missão cumprida ver a Maria atuando e produzindo”.

Maria Maya que foi paparicada também pela avó materna, Lupi de Giglioti e amigos da novela Cobras & Lagartos, como Lázaro Ramos, Mariana Ximenes e Caio Zacarotto, divide o sucesso do espetáculo com a parceria feita com a autora e todo os atores da Imprecisa Companhia.  

 “Nem sempre o ator tem a oportunidade de atuar fazendo o que gosta no teatro. Acho que temos mesmo que meter a cara e produzir nossos espetáculos”, afirma, com aval total de sua colega de elenco Xuxa Lopes, que também tem experiência em produção teatral.

Mariana Ximenes classificou de muito bom o espetáculo e não escondeu sua vontade de vir a seguir os passos da amiga Maria Maya.

No Teatro Maria Clara Machado estiveram ainda Renata Sorrah, Ana Furtado e o marido, Boninho, Rafael Ciani, Roberta Rodrigues, Fabrício Santiago e Bernardo Mendes, além de Edson Celulari na companhia da sogra, Odete Raia, e da irmã, Elvira, mãe de Pedro Garcia que é um dos atores do espetáculo, que conta ainda como Liliana Castro, Adriano Saboya, Christian Landi e Ernani Moraes, como narrador em off.

A peça

A peça Não existem níveis seguros para consumo destas substâncias, de Daniela Pereira de Carvalho (indicada ao Prêmio Shell de melhor texto em 2006), fala do contraste entre o mundo contemporâneo, cada vez mais veloz com toda sua infra-estrutura e tecnologia, as lentas e inúteis burocracias que somos obrigados a enfrentar no cotidiano.
 
O espetáculo tenta questionar como essas burocracias cotidianas cerceiam nossa liberdade, embaçando, pouco a pouco, as belezas que podemos encontrar na vida.

Serviço
Não existem níveis seguros para consumo destas substâncias
Teatro Maria Clara Machado / Planetário
Rua Padre Leonel Franca 240 – Gávea   tel: (21) 2274-7722
Sex e sab – 21h;  dom, às 20h          
R$20 e R$10,00 (meia)                         
 14 anos
Até 17 de dezembro  

---