MasterChef Profissionais: Com retorno de Fogaça, saiba o que esperar

Por - 14/09/23

Helena Rizzo, Henrique Fogaça, Ana Paula Padrão e Erick JacquinHelena Rizzo, Henrique Fogaça, Ana Paula Padrão e Erick Jacquin - Foto: Renato Pizzutto/Band

Na próxima terça-feira, 19 de setembro, estreia a quinta temporada de “MasterChef Profissionais”. O primeiro episódio, que será exibido às 22h30 na tela da Band, marca a volta do chef Henrique Fogaça para o time de jurados, composto por Erick Jacquin e Helena Rizzo

Logo na estreia, três participantes já serão eliminados, provando que a competição não é brincadeira. Com apresentação de Ana Paula Padrão, a disputa de alto nível exige que os cozinheiros entreguem pratos perfeitos aos jurados, que não economizam nas exigências.

O prêmio de R$300 mil será disputado por 14 cozinheiros profissionais de todo o país, que colocam suas habilidades à prova por uma chance de elevar suas carreiras na cozinha. Durante os desafios, os participantes, que têm entre 28 e 50 anos, serão submetidos a provas cada vez mais desafiadoras, com um grau de superação quase inatingível. 

Alguns exemplos de provas são um desafio no qual os jurados escolhem os próprios menus a serem reproduzidos e outro em que os cozinheiros enfrentam uma missão quase impossível durante uma viagem. 

A partir do dia 22 de setembro, o talent show também passa a ser exibido às 22h das sextas-feiras, nos canais Discovery Home & Health, na HBO Max e Discovery+.

O que esperar?

Conhecido por ser rígido em suas avaliações, Jacquin adiantou que não será diferente nesta temporada. “Tem gente muito preparada, que vai trabalhar de forma diferente, e eu acabo sendo mais exigente com os profissionais. Não dá para você debater com alguém que já é do mercado como fala com um cozinheiro amador”, justificou. 

Segundo Helena Rizzo, as provas serão um diferencial. “Elas estão bem difíceis, fora da curva. Ninguém ficou confortável, mesmo sendo profissional do ramo ou até dono de restaurante. Na cozinha, quanto mais sabemos, menos conhecimento nós temos porque existe uma infinidade de coisas para aprender. É por este motivo que eu acredito que quando somos humildes em todos os sentidos, nos abrimos para o novo”, afirmou.

Já Fogaça, que se afastou durante a décima temporada do “MasterChef Brasil”, com cozinheiros amadores, promete voltar com tudo: “A minha postura vai ser a mesma de sempre. Sou muito transparente e justo na hora de avaliar. Para estar nesse programa precisa ter muita coragem e determinação, afinal, eles vão se expor em rede nacional mesmo já tendo muita bagagem”. 

Conheça os participantes

Bárbara

Bárbara, do Masterchef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

É uma talentosa e agitada chef de 31 anos que divide seu tempo entre a cozinha e a dedicação aos seus dois filhos. Em passagens por restaurantes renomados, como Terraço Itália, DOM e Pujol, consolidou suas técnicas aplicadas à cozinha brasileira moderna. Hoje, é dona do próprio restaurante, o Afeto, em Brasília.

Bruna

Bruna, do Masterchef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

Apesar de ser uma grande cozinheira, ainda tem uma carreira recente. Por 16 anos trabalhou com marketing, mas o amor pela gastronomia falou mais alto e ela passou a se embrenhar na área. Apesar de ser de São Paulo, a cozinheira de 42 anos trabalha em um hotel em San Diego (EUA) e atua como personal chef.

Bruno 

Bruno, do MasterChef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

Da cidade de Ananindeua, é um paraense orgulhoso e brinca que o açaí corre em suas veias. A riqueza gastronômica de ingredientes e temperos de sua região fez com que ele largasse a faculdade de arquitetura para seguir o sonho de cozinhar. Deixou Belém para se aventurar em São Paulo e, aos 29 anos, trabalha como subchef de um grande restaurante na capital paulista.

Cíntia

Cintia, do MasterChef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

Não é a primeira vez que participa do MasterChef. A paulistana tentou o avental na primeira temporada da versão amadora em 2014 e acabou não dando certo. Passados dez anos, está de volta mais madura e preparada. Aos 41 anos, coleciona passagens por restaurantes de renomados chefs, como Paola Carosella e Alex Atala, e atualmente é consultora gastronômica e comanda um serviço de catering.

Eduardo 

Eduardo, do MasterChef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

Dono do restaurante Le Pario, em sua cidade natal Florianópolis, herdou o jeito disciplinado de comandar cozinhas do seu início na carreira militar. Com 44 anos, já passou mais de uma década na França, trabalhando em restaurantes premiados como Le Violon d’Ingres, La Fontaine e com o chef estrelado Christian Constant.

Franklin

Franklin, do MasterChef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

Natural do Guarujá (SP), é uma figura conhecida entre os fãs do MasterChef Profissionais por sua participação em 2018, quando bateu na trave para ingressar na competição e perdeu a chance nas seletivas dos embates. Agora com 33 anos, o chef confeiteiro cresceu muito, ganhou experiência e recebeu alguns prêmios da área. Viajou para a Europa e passou por restaurantes premiados em Portugal e na Irlanda, como o Greenes. De volta ao Brasil, trabalha como confeiteiro no Ema, da chef Renata Vanzetto.

Keila  

Keila, do MasterChef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

Já foi diarista e bancária, mas se encontrou mesmo entre as panelas e o cheiro bom de comida de mãe. Atualmente com 50 anos, a belo-horizontina é dona de buffet, faz grandes eventos e vai trazer leveza e muita técnica para a cozinha do “MasterChef Profissionais”.

Moisés 

Moises, do MasterChef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

Passou a infância à beira mar em Natal (RN) e, aos 32 anos, é um profissional que exala segurança nos restaurantes por onde passa. Com seu jeito marrento, ele começou de baixo, suando muito até chegar ao cargo de chef em um restaurante em Jericoacoara, no Ceará.

Raquel 

Raquel, do MasterChef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

Nasceu em Fortaleza, mas foi criada no Rio de Janeiro, onde trabalhava como designer em publicidade quando começou a vender marmitas para os colegas. Foi assim que a sua paixão pela gastronomia cresceu. Com 44 anos, atualmente mora em Brasília com a esposa e as filhas e trabalha como personal chef e consultora de restaurantes.

Rebeca 

Rebeca, do MasterChef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

A carioca de 30 anos aprendeu muito em restaurantes renomados como o Copacabana Palace e o Evvai. Enfrentando desafios por ser negra e mulher, precisou provar constantemente sua excelência na profissão. Amante da cozinha peruana, define seu estilo como uma fusão entre Brasil e Peru e tem o sonho de abrir um restaurante que transmita essa paixão.

Rozana 

Rozana, do MasterChef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

Natural de Uberlândia (MG), tem experiência como chef executiva e estagiou com grandes chefs, como Elisa Fernandes e Renata Vanzetto. Seu estilo é descrito como criativo e autêntico, juntamente com sua raiz mineira e a paixão por forno à lenha. Aos 36 anos, é chef de cozinha em um grande banco de investimentos, onde demonstra sua habilidade em liderar e criar experiências gastronômicas.

Tarek 

Tarek, do MasterChef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

É um sírio que vive no Brasil há sete anos. Fugiu de seu país para não servir ao exército na guerra e encontrou na cozinha daqui sua forma de sobrevivência. De família de cozinheiros, gosta de misturar técnicas francesas com a base da culinária de seu país e aplicar tudo o que sabe desvendando os segredos dos ingredientes brasileiros. Aos 28 anos, garante que sua comida de fusão é o caminho para levantar o troféu desta edição.

Vinícius 

Vinicius, do MasterChef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

Com 12 anos de carreira, o carioca trabalhou com chefs renomados como Pedro de Artagão, Cris Leite e foi subchef de Monique Gabiatti, ex-participante do MasterChef Profissionais. Hoje com 38 anos, toca o seu próprio restaurante em Campo Grande, subúrbio da zona oeste carioca.

Yuri 

Yuri, do MasterChef Profissionais
Foto: Divulgação/Band

Mineiro de Belo Horizonte, cresceu no restaurante de comida típica do pai. Em Minas, trabalhou com chefs premiados como Ivo Faria e Léo Paixão. Com o tempo, criou um estilo próprio e mudou-se para Caraíva, na Bahia. Com 28 anos, o chef possui seu próprio restaurante de cozinha contemporânea, utilizando como base os produtos sazonais.

---