Miguel Falabella se despede de Chica Xavier: ‘Voa, mãe!’

Por - 08/08/20

Reprodução

A dor pela morte de Chica Xavier pegou todos de surpresa. Mas o lamento de Miguel Falabella, que a chamava de mãe e por ela era tratado como filho, destaca um amor daqueles que perduram para sempre.

De tão impactado diante da noticia, Miguel estagnou. Demorou a conceber a ideia de que, pela segunda vez, estava órfão.

"Descubro, aterrorizado, que essa segunda orfandade me roubou as palavras", iniciou seu relato.

Miguel Falabella faz tatuagem de fênix no peito: 'Um marco'
 

"Foi-se a subordinação, foi-se a delicadeza deste mundo. Minha mãe, tão amada, tão maior do que qualquer palavra que eu pudesse colher nesse mar de tristeza em que eu navego hoje", disse.

Miguel descreveu o que sentiu ao saber que não mais teria a presenca física de Chica Xavier.

"Apagou-se a luz dos meus olhos, por um instante, quando eu soube da sua partida. E trago comigo todis os ensinamentos que você, generosamente, me ofereceu."

Miguel declarou seu amor eterno e gratidão por ter convivido com ela.

Após demissão da Globo, Miguel Falabella volta à TV
 

"Vou te amar para sempre e, cada vez em que eu estiver triste de não ter jeito, vou imaginar teu abraço amoroso e sua voz de timbre raro sussurrando 'vai passar, meu filho louro'".

O artista se despediu com uma louvação à religiosidade de Chica. Nas religiões de matrizes africanas, diz-se que, 'quem é do axé, não morre. Vira vento'.

"Voa, minha borboleta amarela de Iansã! Voa, mãe! Voa e espalha o teu amor pela cidade. Obrigado!".

Miguel Falabella escreve emocionante despedida para Chica Xavier

O post original está no Instagram @miguelfalabella

A notícia da morte

Uma notícia triste. O Brasil perdeu um dos maiores expoentes da arte. A atriz Chica Xavier, de 88 anos, morreu às 04h20 deste sábado (08), em decorrência de um câncer no pulmão.

Com papéis memoráveis na TV em novelas como Sinhá Moça e Renascer, ela estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Símbolo da representatividade da arte negra no país, ao lado de nomes como Ruth de Souza, Francisca Xavier Queiroz de Jesus era natural de Salvador e firmou seu nome também no teatro e no cinema.

Em seu currículo, constam 26 novelas na TV Globo, além de 11 minisséries e 10 programas especiais. Chica emprestou seu talento ainda para produções no Canal Futura e nas TVs Bandeirantes, Manchete e Educativa. Na sétima arte, fez 11 filmes

Desde 1956 ela era casada com o ator Clementino Kelé. Netos do casal, o jornalista Ernesto Xavier e a atriz Luana Xavier, eram companhia constante deles.

A última participação de Chica na TV foi em 2012, na novela Cheias de Charme, como a Cleonice.

Ainda não há informações sobre o funeral.

---

Tags: ,,,