Morre, aos 87 anos, o escritor Gabriel García Márques

Por - 17/04/14 às 17:46

Getty Images

Gabriel García Marquez faleceu na tarde desta quinta-feira (17) em sua casa no México. O escritor, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982 por sua vasta obra, padecia com um câncer nos pulmões, gânglios e fígado e tinha acompanhamento médico em casa, apesar de seu estado de saúde ser bastante complicado.

O artista colombiano vivia no México há mais de 50 anos e viu seu estado de saúde se agravar nos últimos meses, e por isso esteve internado no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, de onde teve alta dia 8 de abril.

García Marquez voltou para casa, por decisão de seus familiares e do corpo médico que o atende, por isso não seguiu nenhum tratamento específico, devido a idade avançada e o grau já bastante grave da doença.

A última aparição pública feita pelo autor de Cem Anos de Solidão foi dia 6 de março, quando saiu na porta de sua casa para cumprimentar os repórteres que compareceram para felicitá-lo por seus 87 anos.

A importância de García Marquez para a literatura mundial é de tal importância que, ainda está semana, encerrou-se mais uma temporada da peça Gardênia, em São Paulo, que é inspirada no texto de O Amor Nos Tempos do Cólera, escrita por ele em 1985.

Gabriel deixa a esposa, Mercedes Barcha Pardo e dois filhos Rodrigo e Gonzalo.As informações são do site El Universal.

Peça baseada em obra de Gabriel García Márquez estreia em São Paulo
Marcio Rosário diz que a cara de mau o ajuda nos personagens
Johnny Massaro amenizou o sotaque com fono para Guerra dos Sexos
Vida de Gabriel García Marquez será levada ao cinema
Shakira posta foto ao lado de Gabriel García Márquez no Twitter

---