Morre Desmond Dekker, o Rei do Ska

Por - 26/05/06 às 12:08

Reprodução

Desmond Dekker, que apresentou o som do Ska jamaicano para o mundo com a canção Israelites, morreu em sua casa na Inglaterra, ontem. Ele estava com 64 anos.

Dekker, que morava no país desde a década de 1970, morreu aparentemente de um ataque cardíaco fulminante, segundo seu empresário Delroy Williams.

 

A canção Israelites, que esteve entre as 10 mais tocadas nos EUA e no Reino Unido em 1969, foi o primeiro hit internacional produzido no vibrante cenário musical da Jamaica. Foi Dekker que com sua voz poderosa e seu ritmo irresistível, apresentou ao mundo o Ska, um precursor do reggae.

 

“Desmond foi a primeira lenda da música jamaicana,” disse Williams.

 

“Quando lançou Israelites, ninguém havia ouvido falar de Bob Marley. Ele abriu a estrada para os demais músicos jamaicanos que fizeram sucesso depois.”

 

Desmond nasceu em 1941 e trabalhou como soldador em Kingston antes de gravar seu primeiro single, Honor Your Father and Your Mother, em 1963.

 

Dekker sempre teve um público fiel no Reino Unido e na Europa e ainda se apresentava em público regularmente.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.