Morre Maria Berklian, influenciadora conhecida como “Rainha do Brasil”

Por - 11/08/2025 - 14:33

Maria BerklianMaria Berklian - Reprodução/Instagram

A influenciadora Maria Berklian, conhecida como “Rainha do Brasil”, faleceu aos 87 anos. A Igreja Apostólica Armênia do Brasil confirmou a morte nesta segunda-feira (11). O velório ocorre hoje na Catedral Armênia São Jorge, no bairro Bom Retiro, em São Paulo. A causa do falecimento não foi divulgada. Em maio, Maria chegou a ser internada por influenza e pneumonia. As informações são da revista Quem.

Samba e emoção marcam despedida de Arlindo Cruz

Sucesso nas redes sociais

Com mais de 2,5 milhões de seguidores no TikTok, Maria ficou conhecida por vídeos de compras em shoppings de luxo. Ela chamava atenção ao adquirir bolsas que chegavam a R$ 200 mil, justificando com a frase: “Tá barato”.

A postura extravagante gerou comentários bem-humorados entre fãs, que criaram a brincadeira de que ela seria parente de Dom Pedro I. Seu neto, Eduardo Berklian, afirmou ao g1 em 2022 que não havia qualquer parentesco, mas confirmou que os gastos eram reais.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Origem do apelido e carreira

Segundo Eduardo, o apelido de “rainha” surgiu por Maria ser vaidosa e gostar de joias. Seus vídeos começaram a circular entre 2020 e 2021, e o sucesso fez com que as gravações passassem a ocorrer em diversos shoppings de São Paulo, onde ela nasceu e viveu.

Vida e fortuna

Os pais de Maria deixaram a Armênia em 1920 e se estabeleceram no Brasil. Ela começou a trabalhar como costureira e feirante na adolescência. Após o casamento, junto com o marido, fundou uma rede de supermercados que prosperou e foi vendida há três décadas. Desde então, ela vivia da renda de imóveis alugados.

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais