Morre o cartunista Ziraldo, aos 91 anos
Por Flavia Cirino - 06/04/24 às 16:36
Morreu neste sábado,06 de abril, o jornalista, cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto, mais conhecido como Ziraldo, de 91 anos. Ele era criador de personagens famosos, como Menino Maluquinho e Flicts, ele é autor de alguns dos principais clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
De acordo com a família do desenhista, ele morreu nesta tarde, por volta das 16h, enquanto dormia em casa. Ziraldo morava em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Quem era Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais, onde passou a infância. Primogênito de uma família com sete irmãos, foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo).
Relembre a homenagem que Ziraldo recebeu nos Estados Unidos
Leitor assíduo desde a infância, teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de idade, em 1939, no jornal A Folha de Minas.
Também chargista, caricaturista e jornalista, ele foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal O Pasquim, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil. Assim sendo, com textos ácidos, ilustrações debochadas e personagens inesquecíveis, como o Graúna, os Fradins ou o Ubaldo, o semanário entrou na luta pela democracia.
Ziraldo já foi tema de exposição
Em 1957, Ziraldo concluiu a faculdade de Direito, No mesmo ano, passou a trabalhar na revista A Cigarra e, depois, O Cruzeiro. Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo, sua namorada havia sete anos. Tiveram três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio.
Trabalhou ainda no Jornal do Brasil. Assim como em O Cruzeiro, publicou charges políticas e cartuns como os personagens Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho.
Exatamente nesta época, Ziraldo realizou o sonho de se tornar autor de histórias em quadrinhos. Desse modo, ele publicou a primeira revista brasileira do gênero com um só autor, sobre a Turma do Pererê.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino