Morre o ex-técnico de futebol, Telê Santana
Por Redação - 21/04/06 às 12:17
(Atualizada às 15h30).
Após um mês de internação, o ex-técnico da Seleção Brasileira, Telê Santana, 74 anos, morreu, na manhã desta sexta-feira, dia 21. O óbito ocorreu no hospital Felicio Rocho, em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde estava internado desde o dia 25 de março.
Segundo último boletim médico, a morte ocorreu por conta da falência múltipla dos órgãos.
A internação de Telê foi devido a uma infecção no abdômen, tendo ocorrido complicações e piora de seu estado de saúde a cada dia.
Um acidente vascular cerebral em 1995 encerrou a carreira do treinador. Desde então, ele passou a ter dificuldades de fala e locomoção.
O velório acontecerá a partir das 17h, no Cemitério Parque da Colina. O enterro está marcado para as 11h, do sábado, dia 22, no mesmo local.
História de Sucesso
Telê Santana da Silva nasceu na cidade de Itabirito, em Minas Gerais, em dia 26 de julho de 1931. Foi jogador do time carioca Fluminense, de 1951 a 1962. Ele foi um dos mais competentes e vitoriosos técnicos de futebol da história do Brasil. Iniciou a carreira como treinador em 1969, conquistando já naquele ano a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca pelo Fluminense.
No Atlético-MG, Telê trabalhou como técnico de 1970 a 1976, conquistando o Campeonato Brasileiro de 1971, o primeiro reconhecido pela CBF. Depois, o técnico se transferiu para o Grêmio, onde trabalhou de 1977 a 1979 e faturou o Campeonato Gaúcho de 1977.
Em São Paulo, fez carreira no Palmeiras, de 1980 a 1982. Depois, foi chamado para assumir a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982. A Seleção era considerada a favorita na Copa da Espanha, mas acabou derrotada pela Itália com três gols de Paolo Rossi por 3 x 2 e acabou na quinta colocação. Em 1986, Telê mais uma vez tentou a sorte no comando do escrete canarinho, mas novamente a Seleção terminou uma Copa na quinta colocação, quando perdeu para a França nos pênaltis no Mundial de 1986.
Entre as duas Copas, Telê teve a única experiência como técnico no exterior. Foi no Al Ahly, da Arábia Saudita. Lá o técnico acumulou os títulos do Campeonato da Arábia Saudita,
Copa da Arábia Saudita e da Copa Golfo Pérsico em duas oportunidades.
Foi no São Paulo que Telê Santana gravou definitivamente seu nome na história do futebol. Em cinco anos de trabalho (1990 a 1995), o treinador ganhou mais de 10 títulos.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.